Tempo
|
A+ / A-

Arcebispo de Kinshasa: “Visita do Papa foi choque que acordou as pessoas"

03 fev, 2023 - 10:39 • Aura Miguel , enviada à RDC e Henrique Cunha

Numa primeira avaliação à presença do Papa no país, o cardeal Ambongo Besungu, que é, também, presidente da conferência episcopal congolesa, lembrou algumas expressões do Papa, como “tire as mãos deste país", apontando à corrupção.

A+ / A-

O arcebispo de Kinshasa, cardeal Ambongo Besungu, diz que a presença do Papa Francisco na República Democrática do Congo chamou a atenção da comunidade internacional para a violência que se vive no país.

“A visita do Papa chamou a atenção da comunidade internacional para o que o próprio Papa chamou de genocídio silencioso, um genocídio do qual ninguém quer falar. É como que um choque que acordou as pessoas”, disse o cardeal Ambongo Besungu, para quem, após as denúncias de Francisco, a comunidade internacional tem de mudar de comportamento.

Numa primeira avaliação à presença do Papa no país, o prelado, que é, também, presidente da conferência episcopal congolesa, lembrou algumas expressões do Papa, como “tire as mãos deste país", apontando à corrupção.

"O Congo não é a caverna de Ali Baba onde as pessoas vêm para pegar o que quer. Retire as suas mãos cheias de sangue”, disse também Francisco.

"A comunidade internacional não pode continuar a comportar-se como até aqui, porque o povo ouviu a sua mensagem. E as pessoas não vão continuar a ser tratadas da mesma maneira."

Nestas declarações aos jornalistas presentes no voo papal, o arcebispo de Kinshasa defendeu ainda que a mensagem do Papa também deve ter sido recebida por Félix Tshisekedi, o Presidente da RD do Congo. ”Espero que a mensagem tenha sido recebida pelo Presidente porque a música improvisada no Estádio [Estádio dos Mártires, em Kinshasa] dizia 'Senhor Presidente, saiba que o seu mandato acabou'”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+