Tempo
|
A+ / A-

Papa na RDC

Uma t-shirt e um pedido: STOP à fragmentação da República Democrática do Congo

01 fev, 2023 - 12:47 • Aura Miguel , enviada a Kinshasa

Há quem fale de tentativas externas para balcanizar o país, como Itanfu Mungaza, que personalizou uma t-shirt para participar na missa do Papa Francisco em Kinshasa.

A+ / A-

O número de deslocados internos causados pelos conflitos no leste da República Democrática do Congo (RDC) atinge quase os 6 milhões.

A instabilidade tem-se agravado: só no ano passado, em 2022, a ONU registou 1 milhão e meio de pessoas obrigadas a abandonar as suas casas, terras e bens. Reina um clima de terror naquela região rica em matérias-primas e recursos naturais.

Há quem fale de tentativas externas para balcanizar o país... Hoje mesmo, na missa celebrada pelo Papa em Kinshasa, Itanfu Mungaza manifestou-se com uma t-shirt branca onde escreveu "Stop à balcanização!".

Misturado entre os mais de um milhão de fiéis que participaram na missa celebrada por Francisco, Munganza permaneceu na primeira fila, junto a uma grade de protecção, para chamar a atenção de quem por ali passava.

“Vesti esta camisola porque não queremos a balcanização”, explica. “Hoje é um grande acontecimento mundial, o Papa vem abençoar o nosso país e pedir para alcançarmos a paz. Uma paz que não implique matanças feitas por outros países. Nós queremos que a paz permaneça em todas as famílias da RDC, porque sem a paz, o Congo não se vai desenvolver.”

Com veemência, Itanfu Mungaza reconhece que “hoje o Congo é um país com recursos e tem tudo, mas hoje também vemos que matam os nossos irmãos”.

Por isso, “é importante o Papa vir ajudar à reconciliação entre todos os filhos do país”, conclui este congolês.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+