Tempo
|
A+ / A-

Eutanásia. CEP refere que decisão do TC vai ao encontro do seu posicionamento

30 jan, 2023 - 19:25 • Ana Catarina André com Redação

O Tribunal Constitucional voltou esta segunda-feira a chumbar a legislação que despenaliza a morte medicamente assistida.

A+ / A-

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que a decisão do Tribunal Constitucional de dar mais um parecer negativo à proposta de lei da Eutanásia "vai ao encontro" do seu posicionamento.

À Renascença, o porta-voz da CEP diz que "sempre tem afirmado a inconstitucionalidade de qualquer iniciativa legislativa que ponha em causa a vida, nomeadamente a despenalização da eutanásia e do suicídio assistido".

O Tribunal Constitucional (TC) voltou esta segunda-feira a chumbar a legislação que despenaliza a morte medicamente assistida, após o pedido de fiscalização preventiva feito pelo Presidente da República sobre o diploma da eutanásia.

A decisão foi tomada por maioria, de sete juízes contra seis. Esta é a segunda vez que o Tribunal Constitucional chumba um decreto sobre o tema da morte medicamente assistida.

São várias as normas da legislação da eutanásia aprovada no Parlamento que suscitaram dúvidas e reservas aos juízes do Tribunal Constitucional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+