Tempo
|
A+ / A-

É fã de presépios? Este sábado há leilão solidário na Guarda

27 jan, 2023 - 09:06 • Liliana Carona

Era para ser mais uma exposição de presépios, mas a criatividade dos trabalhos saltou à vista e este sábado, depois de expostos durante o mês de dezembro, vão ser leiloados na Expoecclesia. O resultado integral do leilão, promovido pela diocese da Guarda, será entregue à Associação Socio-Terapêutica de Almeida.

A+ / A-
Foto: Liliana Carona/RR
Foto: Liliana Carona/RR
Foto: Liliana Carona/RR
Foto: Liliana Carona/RR
Foto: Liliana Carona/RR
Foto: Liliana Carona/RR

Massas, esfregões da loiça, jornais… Os materiais são diversos e por isso chamaram a atenção dos visitantes, recorda a historiadora de arte e museóloga da diocese da Guarda, Joana Pereira.

“Foram os próprios visitantes que nos lançaram este repto, começaram a perguntar se os presépios não estavam à venda e inicialmente era só expor a criatividade e o que conseguem fazer”, salienta a responsável, mostrando o presépio realizado pela comunidade educativa da Escola Básica da Sequeira, feito de palha de aço e esfregão.

Logo ao lado, outro, desenhado pela Escola Básica do Bonfim, com jornal, “que agradará a qualquer jornalista. É um exemplar que surpreende pela originalidade”, destaca Joana Pereira, enquanto circula pelo espaço da Expoecclesia, na Guarda.

O desafio colocado pelos visitantes acabou por ser aceite pela Diocese da Guarda, que vai leiloar 30 presépios originais e únicos.

“Estes presépios estão aqui desde 10 de dezembro e foram elaborados pelas escolas, jardins de infância e creches dos agrupamentos escolares do concelho da Guarda; pela Junta de Freguesia de Malhada Sorda e pela ASTA - Associação Socio-Terapêutica de Almeida – IPSS, instituições que foram convidadas a participar nesta exposição, no âmbito das comemorações natalícias”, explica a também coordenadora do espaço Expoecclesia.

Joana Pereira garante que os lucros obtidos no leilão vão ter um fim solidário. “As pessoas gostam muito destes presépios, e neste sentido comunicámos com os proprietários, que aceitaram doá-los, e o que resultar do leilão, reverterá exclusivamente para a ASTA, que trabalha e luta diariamente na área da deficiência. O nosso intuito é ajudar”, conclui a museóloga, acrescentando que “as pessoas iam dizendo que não conseguiam fazer estes trabalhos e por isso até dariam 40 ‘expoecclesias’ ou até mais”.

O leilão acontece este sábado, dia 28, às 15h30 na Expoecclesia, mesmo ao lado do Museu da Guarda, com presépios para todos os gostos. Alguns são de grande dimensão e podem ser adequados, por exemplo, para uma empresa.

A ASTA tem presépios à venda durante todo o ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+