Tempo
|
A+ / A-

Dia Mundial das Missões

​Papa pede a missionários que anunciem Evangelho “como quem partilha uma alegria”

25 jan, 2023 - 12:28 • Ângela Roque

Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, Francisco pede que se apoiem as obras missionárias, mas lembra que não basta “repartir o pão material”, é preciso alimentar a fé com a oração e na Eucaristia, porque “hoje, mais do que nunca” a humanidade “precisa da Boa Nova e da salvação em Cristo”.

A+ / A-

“Corações ardentes, pés aos caminho” é o título da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões. Francisco parte da história dos discípulos de Emaús - narrada pelo Evangelho de São Lucas -, para lembrar que foi o “encontro com Cristo” que “acendeu neles o entusiasmo” para partir, e que é essa fé em Deus que deve sempre guiar quem faz missão.

“Expresso a minha proximidade a todos os missionários e missionárias do mundo, especialmente àqueles que atravessam um momento difícil”, afirma o Papa na mensagem lembrando que “nem todos os dias da vida são cheios de sol”, e que há “tribulações” e “dúvidas”, mas é preciso ter “confiança”, porque “Hoje como então, o Senhor ressuscitado está próximo dos seus discípulos missionários e caminha a par deles, sobretudo quando se sentem frustrados, desanimados, temerosos perante o mistério da iniquidade que os rodeia e quer sufocá-los. Não deixemos que nos roubem a esperança!”.

Francisco recorda que os missionários devem anunciar o Evangelho “com alegria”, e que não basta “repartir o pão material”, é preciso alimentar a fé com a oração e na Eucaristia, porque “hoje, mais do que nunca, a humanidade, ferida por tantas injustiças, divisões e guerras, precisa da Boa Nova e da salvação em Cristo”, que deve chegar a todos.

“Aproveito esta ocasião para reiterar que todos têm o direito de receber o Evangelho. Os cristãos têm o dever de o anunciar sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria, indica um horizonte estupendo, oferece um banquete apetecível. A conversão missionária permanece o principal objetivo que nos devemos propor como indivíduos e como comunidade”, escreve o Papa.

Na mensagem Francisco pede que se apoiem as obras missionárias pontifícias, com oração, ação e ofertas, porque “são o instrumento privilegiado para favorecer esta cooperação missionária a nível espiritual e material”. E anuncia que a recolha de ofertas no Dia Mundial das Missões “é destinada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé. A urgência da ação missionária da Igreja comporta naturalmente uma cooperação missionária, cada vez mais estreita, de todos os seus membros a todos os níveis”, sublinha ainda, renovando o apelo ao envolvimento dos cristãos.

“Este é um objetivo essencial do percurso sinodal que a Igreja está a realizar com as palavras-chave comunhão, participação, missão”. “Saiamos com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade”.

O Dia Mundial das Missões assinala-se no penúltimo domingo de outubro, que em 2023 será dia 22.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+