Tempo
|
A+ / A-

entrevista à associated Press

Papa Francisco: ​“Ser homossexual pode ser pecado, mas não é crime”

25 jan, 2023 - 09:43 • Aura Miguel

“A Igreja Católica pode e deve trabalhar para pôr fim a estas discriminações", diz Francisco numa entrevista em que garante estar de boa saúde para a idade que tem.

A+ / A-
Foto: Fabio Frustaci/EPA
Foto: Fabio Frustaci/EPA
Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media
Foto: Fabio Frustaci/EPA
Foto: Fabio Frustaci/EPA

O Papa Francisco critica as leis que criminalizam a homossexualidade e considera injusto discriminar as comunidades LGBTQ.

“Ser homossexual pode ser pecado, mas não é crime”, diz Francisco, numa entrevista à agência Associated Press.

“A Igreja Católica pode e deve trabalhar para pôr fim a estas discriminações. Somos todos filhos de Deus e Deus ama-nos tal como somos e no modo como cada um de nós luta pela nossa dignidade."

Reconhecendo que há bispos que, em alguns países, apoiam essas leis discriminatórias, Francisco afirma que é preciso haver, na Igreja, um processo de conversão porque “Deus ama todos os seus filhos e a Igreja deve reconhecer a dignidade de cada um, com ternura, tal como Deus faz com cada um de nós”. E acrescenta: “É preciso distinguir entre crime e pecado."

No mundo, existem 67 países com legislações que criminalizam a prática homossexual, 11 dos quais incluem a pena de morte.

Na entrevista, Francisco fala ainda sobre o Papa emérito, dizendo que Bento XVI “era um senhor” e que perdeu "um bom companheiro".

"Era como um pai”, reforçou.

Face às críticas de alguns cardeais e bispos que têm surgido durante o seu pontificado, o Papa reconhece que essas críticas o irritam, mas é melhor do que sejam tornadas públicas, porque “as críticas ajudam a crescer e a melhorar as coisas”.

Francisco diz ainda estar de boa saúde para a idade que tem e revela que ainda não escreveu o seu testamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+