Tempo
|
A+ / A-

JMJ Lisboa 2023

​Papa às famílias portuguesas que vão acolher peregrinos: estes jovens “vão universalizar-vos”

25 jan, 2023 - 09:00

Para o Papa Francisco, os jovens que vão ser acolhidos pelas famílias voluntárias podem ser "um incómodo", mas também uma oportunidade para abrirem horizontes.“Para vocês, é uma prova de que se pode ser cristão de outra maneira, com outra cultura, com outro modo de ver as coisas. A isto chamamos universalizar, abrir horizontes.”

A+ / A-
​Papa às famílias da JMJ Lisboa: estes jovens “vão universalizar-vos”
​Papa às famílias da JMJ Lisboa: estes jovens “vão universalizar-vos”

O Papa Francisco deixou uma mensagem de agradecimento a todas as famílias que podem receber jovens que se inscreveram na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. Na mensagem, em formato de vídeo, Francisco relembra que as suas casas vão ser ampliadas: “Vão ter hóspedes jovens, como os vossos filhos, como os vossos familiares jovens".

"Isto vai revolucionar tudo um pouco", acrescenta, relembrando que, apesar de receber estes jovens "dar trabalho", as famílias fazem "isto com o coração grande, não apenas para servir - o que já é uma grande coisa -, mas também para se abrirem a outros jovens e outras culturas, a um outro modo de ver a vida".

O Papa Francisco reitera ainda que os jovens "vão deixar sementes de outra cultura" e de "outro ponto de vista". "Vão questionar cada um de vós em tantas coisas que tomavam como certas e que, agora, veem que, noutro lado, podem ser de outra maneira. Vão universalizar-vos”, acrescenta.

“O universo cultural vai entrar em vossa casa e vai sair neles com a vossa experiência. Os jovens estrangeiros dizem mesmo que a experiência mais rica [das jornadas] foi a da família que os recebeu”.

Nesta mensagem, divulgada pelo Vaticano em várias línguas, Papa Francisco agradece às famílias e reitera: “Vai dar trabalho, mas vai ser uma semente do universo, de olhar para o horizonte mais além dos nossos pequenos limites, das nossas pequenas fronteiras, sejam geográficas, culturais ou espirituais”.

Francisco termina com um pedido: “Que Deus vos abençoe, que a Virgem cuide de vós e peço-vos que rezem por mim”.

A Jornada Mundial da Juventude de 2023 realiza-se em Lisboa, entre 1 a 6 de agosto deste ano, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre Pedras
    26 jan, 2023 Madeira 11:35
    Este esforço por parte da familas voluntário de acolhimento destes jovens é sim de louvar e enaltecer, demonsta humildade em compartilhar a sua casa e familia, em prol da envagilação! Agora, a Santa Igreja, em defesa do tema escolhido para caracterizar este evento, deveria pressionar este Governo, para que não sobrecarregasse aonda mais o seu Povo, ao obtR por construir um palco, cuja utilidade futura é duvidosa, a não ser que nas próximas decadas este evento das Jornadas da Juventude, sejam realizadas neste espaço, mas não creio que tal seja viável nem tão pouco aceite, devido à universalização do mesmo evento! 4,2 milhões de euros, que poderiam ser muito bem encaminhados para obras de apoio e de carácter de indolo social! O porquê de não ser realizado no Santuário de Fátima? É território reconhecido pela Santa Igreja e casa de "Maria " mas que pelos vistos "apressadamente se vai..."! Fiquem na Paz de Deus e cuidem-se espiritualmente!

Destaques V+