Tempo
|
A+ / A-

JMJ 2023. Dioceses criam plataforma dedicada aos “Dias nas Dioceses”

08 jan, 2023 - 08:00 • Isabel Pacheco

A plataforma informática junta nove dioceses do país na preparação para os “Dias nas Dioceses” que antecede a JMJ Lisboa 2023.

A+ / A-

Nove dioceses portuguesas lançaram uma plataforma a pensar na organização dos “Dias da Diocese” (DND) que antecedem a Jornada Mundial da Juventude que decorre em Lisboa no próximo ano.

A iniciativa de criar uma ferramenta digital partiu da Diocese do Porto e pretende, sobretudo, “agilizar” o processo de inscrição dos peregrinos nos DND´s, explica à Renascença, Hélder Pereira do Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto.

“Tentamos perceber quais seriam problemas que iriamos ter pela frente ao nível de inscrições e de gestão de colocação dos jovens em famílias de acolhimento e facilmente percebemos que precisávamos de algo informático que nos ajudasse”, conta o responsável que admite que no topo das preocupações estava “a questão da proteção de dados “, revela.

Segundo Hélder Pereira, a plataforma permite a inscrição dos participantes diocesanos na JMJ 2023, bem como, “das famílias de acolhimento e de voluntários”.

A ferramenta de gestão conta, para além do Porto, com a adesão de dioceses de Aveiro, Algarve, Beja, Braga, Coimbra, Leiria-Fátima, Viana do Castelo e Viseu. Para o mentor do projeto, trata-se de algo gratificante “perceber que estas nove dioceses conseguiram caminhar juntas”, reconhece Hélder Pereira.

Os “Dias nas Dioceses” decorrem na semana que antecede a JMJ Lisboa 2023. “É o início do caminho para a JMJ”, resume o responsável.

Nesses dias, “cada diocese acolhe jovens que vêm conhecer o terreno, as famílias de forma a começaram a fazer o caminho preparatório para as Jornadas”.

Os “Dias da Diocese” decorrem de 26 a 31 de julho em 17 dioceses do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+