Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diocese do Porto. Morreu o padre Arlindo Magalhães

19 jan, 2023 - 11:07 • Henrique Cunha

A celebração das exéquias está marcada para sexta-feira, dia 20, às 10 horas, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. O sacerdote foi um dos pioneiros da formação católica em catecumenato.

A+ / A-

Morreu o padre Arlindo Magalhães, antigo presbítero da igreja do antigo Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

O funeral do sacerdote, que morreu esta quinta-feira, aos 79 anos, está marcado para sexta-feira às 10h00, na Igreja da Serra do Pilar. Preside o bispo do Porto, D. Manuel Linda.

O padre Arlindo Magalhães foi um dos pioneiros da formação católica em catecumenato. Era doutorado em Teologia Dogmática pela Universidade Pontifícia de Salamanca e foi professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica do Porto.

O sacerdote, nascido no concelho de Bombarral, dedicou uma parte da sua vida a estudar São Gonçalo, sobre o qual escreveu a sua tese de doutoramento intitulada "São Gonçalo de Amarante, um vulto e um culto".

O padre Arlindo deixa outro trabalho em profundidade sobre a experiência dos Padres Operários - movimento iniciado em França nos anos 40 do século passado - que tem na obra "Padre Gaspar: A vida do trabalho e da pobreza", um exemplo dessa dedicação.

O livro, editado em 1998, é um retrato biográfico do padre Gaspar, um padre-operário que esteve na origem da criação da comunidade do Padrão da Légua, em Matosinhos.

O corpo de Arlindo Magalhães estará a partir das 11h00 desta quinta-feira, 19, na igreja da Serra do Pilar, estando previsto, no local, um momento de oração, às 21h30, promovido pela comunidade cristã de que ele era presbítero.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+