Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

audiência geral

Papa volta a lembrar "a dor lancinante" dos ucranianos

18 jan, 2023 - 08:56 • Aura Miguel

Na catequese que dedicou ao tema da evangelização, o Papa afirmou que “o zelo do pastor não é um mero trabalho, mas um estilo, um modo de viver durante as vinte e quatro horas do dia”.

A+ / A-

O Papa reiterou esta quarta-feira o seu pedido de orações “pela martirizada Ucrânia, tão necessitada de proximidade, de conforto e, sobretudo, de paz".

Francisco referiu-se ao que se passou no sábado passado, com um novo ataque com mísseis que causou muitas vítimas civis, incluindo crianças. “Faço minha a dor lancinante dos familiares. As imagens e os testemunhos deste trágico episódio são um forte apelo a todas as consciências. Não se pode ficar indiferente!”, afirmou na audiência geral desta semana.

Nas saudações que proferiu aos fiéis de várias línguas, o Papa pediu orações pela sua próxima visita à República Democrática do Congo (de 31 de janeiro a 3 de fevereiro) e também pelo padre Isaac Achi, assassinado no domingo, enquanto estava na sua casa paroquial, no norte da Nigéria. “Quantos cristãos sofrem a violência na própria: rezemos por eles.”

Na catequese que dedicou ao tema da evangelização, o Papa afirmou que “o zelo do pastor não é um mero trabalho, mas um estilo, um modo de viver durante as vinte e quatro horas do dia”.

O pastor deve imitar Jesus que “não faz apenas qualquer coisa por nós, mas dá a vida por nós. Conformando-se com Jesus, a ação pastoral da Igreja deve seguir o estilo dele”. E deu um exemplo: "Nunca o ouvimos dizer: «Aquele afastou-se?! O problema não é meu», mas vemo-lo abandonar tudo e correr atrás de quem se extraviou; trá-lo de volta, faz-lhe sentir a beleza do seu amor. Tal é o zelo de Deus; assim deve ser o nosso!”

No final da audiência geral, Francisco convidou os fiéis a rezar e agir pela unidade dos cristãos, cuja semana de oração culmina a 25 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+