Tempo
|
A+ / A-

Torre dos Clérigos mostra “O Caminho dos Santos”

17 jan, 2023 - 15:28 • Henrique Cunha com redação

Exposição da autoria de Paulo Neves é composta por esculturas que representam os apóstolos e os peregrinos de Santiago de Compostela.

A+ / A-

“O Caminho dos Santos” é o título da mais recente exposição patente na Torre dos Clérigos.

A mostra, que pode ser visitada até 19 de março, comporta 15 esculturas de madeira de cedro, da autoria do escultor Paulo Neves e que, de acordo com Irmandade dos Clérigos, “recordam os 12 Apóstolos no percurso de santidade, mas também os peregrinos que hoje fazem o seu percurso e a sua história”.

Em nota enviada à Renascença, a Irmandade afirma que “a exposição permite ao visitante descobrir 15 esculturas de madeira de cedro nacional, do tamanho de pessoas reais, algumas delas mais imponentes e maiores, com rostos, círculos e espirais (característica única do escultor)”.

“O Património dos Clérigos, espaço de passagem de muitos caminhantes do Caminho de Santiago oferece, assim, mais um motivo para descoberta deste belo templo barroco”, refere.

De acordo com a instituição, as obras presentes na Igreja dos Clérigos interagem com os visitantes e representam “uma impactante e elegante forma com que Paulo Neves homenageia os milhares de peregrinos que se deslocam até Santiago de Compostela”.

Segundo o Juiz Presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Manuel Fernando, a mostra - a oitava desde que o espaço museológico dos Clérigos começou a ser valorizado com exposições temporárias, e primeira de 2023 - “reforça a vertente cultural da Igreja, da Torre e do Museu, num ano culturalmente muito intenso e que será marcado por inúmeras ações nos Clérigos ligadas à Jornada Mundial da Juventude, que implicará a presença de dezenas de milhares de jovens de vários países na cidade do Porto.

A exposição “O CAMINHO DOS SANTOS” está patente na Igreja dos Clérigos até ao dia 19 de março.

Paralelamente, está também em exposição no Museu dos Clérigos um conjunto de diferentes trabalhos realizados nos últimos tempos pelo autor, para que possam ser apreciadas as características únicas que fazem de Paulo Neves um artista de renome nacional e internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+