Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos ainda têm esperança de que a eutanásia não passará

10 jan, 2023 - 18:11 • Teresa Paula Costa

CEP garante estar pronta para os resultados do relatório da comissão independente para o estudo dos abusos sexuais por parte de membros da Igreja.

A+ / A-

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) ainda tem esperança de que o diploma sobre a eutanásia não seja aprovado.

“O processo legislativo não estando concluído, temos a esperança quanto à sua não aprovação, mas esperamos que o processo legislativo decorra”, afirmou o Padre Manuel Barbosa, na conferência de imprensa que se realizou, esta terça-feira em Fátima, no final da reunião dos bispos portugueses.

Reiterando que “a Igreja é sempre contra estas situações de eutanásia e suicídio assistido” e “é sempre em defesa da vida e da sua dignidade”, o porta-voz salientou que “é preciso criar condições para que ela aconteça”.

A CEP manifesta “sintonia com outras instituições católicas, civis e outras religiões, porque a eutanásia e o suicídio assistido é uma questão de humanidade, de civilização, não é uma questão religiosa”, frisou o sacerdote.

CEP preparada para tomar medidas face a relatório sobre abusos

O Padre Manuel Barbosa referiu também que a Conferência Episcopal Portuguesa não tem expetativas relativamente ao relatório da Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais na Igreja.

“É o que vier, nós estaremos prontos para agir, no sentido de tomarmos as medidas adequadas em relação ao que houver”, afirmou.

Para os bispos, “é um estudo, certamente, sério”, que vão receber “com toda a serenidade e confiança”. “O que vier, vem, e nós analisaremos e a Conferência Episcopal tomará as medidas necessárias”, acrescentou.

Para 3 de março, os bispos marcaram já uma assembleia plenária com o objetivo de analisarem os resultados do estudo.

Instabilidade política? Democracia vai “funcionar”

Confrontado ainda sobre o momento de instabilidade governativa que se vive em Portugal, e questionado sobre a proposta do Movimento Ação Ética de que todos os candidatos a cargos políticos assinem uma declaração de compromissos legais e éticos para poderem aceitar a nomeação, o porta-voz da CEP disse ter confiança de que a democracia vai continuar a funcionar.

“Acreditamos que a democracia continue a ser exercida, com todo o rigor e competência, respeitando a dignidade dos cidadãos e princípios”, afirmou o padre Manuel Barbosa.

Mais de 100 mil euros para Igreja Católica da Ucrânia

Nesta conferência de imprensa anunciou ainda que a Conferência Episcopal enviou 100 mil euros para a Igreja Católica da Ucrânia. O objetivo é ajudar o seminário maior de Kiev, que acolhe 105 seminaristas, e os 370 sacerdotes que, naquele país, desenvolvem o seu serviço.

A campanha foi lançada antes do Natal junto das dioceses portuguesas, mas ainda continua.

Nesta reunião dos bispos, foi também abordada a situação social em Portugal e manifestada “preocupação pelas situações difíceis por que todos passam".

Na conferência de imprensa, o padre Manuel Barbosa reconheceu o apoio extraordinário que foi dado às instituições particulares de solidariedade social. "Foi um apoio importante, dado em dezembro, mas esse apoio tem de continuar, pois se não continuar esse devido apoio, é impossível que as instituições continuem a servir a população, os seus utentes, com toda a dignidade, correndo o risco mesmo de desaparecer", alertou o sacerdote.


Os bispos manifestaram ainda um sentimento de pesar pela morte do papa emérito Bento XVI, e designaram D. Virgílio Antunes, vice-presidente da CEP e bispo de Coimbra, como representante da CEP no próximo Encontro de Bispos Lusófonos, que decorrerá em Nampula, Moçambique, de 31 de janeiro a 05 de fevereiro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+