Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escola de oração. Carmelitas de Fátima aprofundam exemplo de Maria

06 jan, 2023 - 14:55 • Teresa Paula Costa

A iniciar a 22 de janeiro, iniciativa vai mostrar como a vida da mãe de Jesus nos pode ajudar nas decisões do quotidiano.

A+ / A-

A Escola de Oração da Ordem dos Carmelitas Descalços vai, este ano, aprofundar a espiritualidade mariana e a forma como Maria pode ser exemplo na vida diária.

Na sua quarta edição, a iniciativa propõe cinco módulos de formação que vão decorrer ao fim de semana, entre janeiro deste ano e janeiro de 2024, na Domus Carmeli, em Fátima, com dinamização de padres carmelitas e professores da Universidade Católica.

O primeiro módulo está marcado para 20, 21 e 22 de janeiro e tem como tema: “Eis-me aqui”. Segue-se a segunda sessão, de 24 a 26 de fevereiro, com o tema: “Pôs-se a caminho”. De 19 a 21 de maio, decorrerá o terceiro módulo que será subordinado ao tema: “De mãe a discípula”. Para 10, 11 e 12 de novembro está marcada a quarta sessão, com o tema: “Maria, mulher fecunda”. O itinerário encerra no fim de semana de 12 a 14 de janeiro 2024, com o tema: “Maria, mãe da Igreja”.

O objetivo principal da iniciativa é mostrar “em que medida o exemplo de Maria nos ajuda a passar de etapa em etapa, a exercitar virtudes, a enfrentar as provas” da nossa vida, disse o padre Joaquim Teixeira.

Em entrevista à Renascença, o diretor da Domus Carmeli, onde funciona a Escola de Oração, explicou que a escolha do tema de Maria não se ficou a dever apenas ao facto de a Ordem estar implantada em Fátima, mas por ter sido Maria a “fundadora” da Ordem.

“A Ordem dos Carmelitas é profundamente mariana e a Virgem Maria é a figura central de referência depois de Jesus, por isso, nós Carmelitas, sentimos este dever de aprofundar a espiritualidade mariana”, acrescentou o sacerdote.

Segundo Joaquim Teixeira, “muitas vezes fazemos a pergunta: como é que a Virgem Maria faria determinada ação, como é que cuidaria na vida doméstica, como é que cuidaria do seu trabalho, como é que se relacionaria com José, com Jesus” e as respostas “podem inspirar-nos no dia-a-dia”.

A participação será presencial ou online.

A iniciativa é dirigida ao público em geral, sendo que as inscrições terminam no final da primeira semana de janeiro.

Mais informações podem ser obtidas no site https://www.escoladeoracao.pt/

[notícia atualizada às 11h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+