Tempo
|
A+ / A-

Morte de Bento XVI abre a porta a estatuto do Papa emérito

04 jan, 2023 - 22:25 • Aura Miguel , enviada ao Vaticano

Conheça os detalhes do funeral de Bento XVI, que se realiza esta quinta-feira.

A+ / A-

O funeral de Bento XVI realiza-se esta quinta-feira no Vaticano e poderá abrir a porta à criação de um estatuto para Papas eméritos.

Com a morte de Joseph Ratzinger, no passado sábado, será possível que a Santa Sé venha a definir um estatuto do Papa emérito, a pensar nos futuros Papas que decidam afastar-se devido ao avanço da idade, em vez de se manterem no cargo até morrer.

Os detalhes do funeral de Bento XVI já foram divulgados. A liturgia baseia-se, essencialmente, nas exéquias de um Papa reinante, com ligeiras modificações. Três pálios vão ser colocados no caixão de Bento XVI, juntamente com as moedas e medalhas cunhadas durante os seus anos de Papa reinante e um tubo de chumbo lacrado contendo um documento oficial escrito em latim descrevendo seu pontificado.

Como é tradicional para os pontífices, Bento XVI será colocado num caixão de cipreste que, segundo a tradição, foi a madeira utilizada para construir a Arca de Noé. O caixão será levado aos ombros desde a Basílica, onde o corpo esteve exposto nestes dias, e colocado no chão da Praça de São Pedro, em frente ao altar.

O Papa Francisco preside à missa exequial mas, como tem sido habitual nas grandes celebrações, será substituído no altar pelo decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Ré, devido aos problemas que Francisco tem no joelho que o impedem de permanecer de pé durante muito tempo.

No final da missa exequial de Bento XVI, o caixão será levado em procissão até à cripta da basílica vaticana, para a sepultura. Aí, será colocado num outro caixão de zinco e, por fim, dentro de um terceiro de madeira de carvalho. Só depois é que o triplo caixão será depositado no mesmo túmulo onde esteve o Papa João Paulo II.

Prevê-se uma participação numerosa de fiéis e também de concelebrantes. O Vaticano confirma a presença de 120 cardeais, 400 bispos e 3.700 sacerdotes.

A novidade de haver dois Papas

A novidade maior deste funeral é o facto de há 600 anos não haver um Papa emérito na Igreja e, agora, vermos um Papa reinante a sepultar outro Papa.

Bento XVI, o Papa da fé e da razão
Bento XVI, o Papa da fé e da razão

A morte de Bento XVI desencadeou alguns comentários de analistas, dizendo que Francisco sentir-se-á mais livre de tomar agora uma decisão semelhante à de Ratzinger.

Se a existência de dois Papa no Vaticano já incomodava muitos, pior ainda seria haver três: dois Papas aposentados e um terceiro reinante.

Agora, esse problema acabou. Alguns também lembram que Bento XVI tinha 85 quando decidiu resignar e Francisco tem hoje 86.

Por diversas vezes, Francisco deixou claro que não hesitaria em renunciar se a sua saúde mental ou física o impedisse de liderar a Igreja Católica.

Em várias entrevistas o Papa elogiou o exemplo de Bento XVI, classificando a sua decisão como “um marco histórico que deve facilitar qualquer decisão de renunciar”.

Francisco declarou este verão, à agência Reuters, que, até agora, nunca sentiu essa necessidade mas, se vier a resignar, não ficará no Vaticano nem voltará para a Argentina, mas espera poder viver modestamente numa casa para padres aposentados em Roma, “porque é minha diocese”, de preferência, perto de uma grande igreja para poder passar os seus últimos dias a ouvir confissões.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+