Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

AIS denúncia onda de ataques contra cristãos na Índia

05 jan, 2023 - 09:47 • Olímpia Mairos

Na base das agressões está a acusação de conversões forçadas por parte dos cristãos e a prática do que classificam como sendo uma “religião estrangeira”.

A+ / A-

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) denúncia uma onda de ataques contra cristãos, com agressões a fiéis e vandalização de templos, na Índia.

“Desde há várias semanas que o estado de Chhattisgarh, com cerca de 29 milhões de habitantes e situado na região central da Índia, tem vindo a registar sucessivos ataques contra a comunidade cristã”, sinaliza.

O caso mais recente terá ocorrido na segunda-feira, dia 2 de janeiro, quando uma multidão atacou a Igreja do Sagrado Coração, em Bastar, onde “há uma significativa população de origem tribal, atirando pedras contra o edifício, arrombando a porta de entrada e destruindo tudo o que se encontrava no interior, incluindo uma estátua de Jesus Cristo”.

Segundo o pároco local, Jomon Devasia, em declarações à agência AsiaNews, “a situação é muito tensa”, acrescentando que “a igreja, que tem mais de 50 anos, foi reconstruída há cinco anos e agora está tudo destruído”.

De acordo com a AIS, desde há várias semanas que há uma crescente tensão com grupos radicais hindus a mobilizarem as populações instigando-as contra os cristãos. Em causa está a acusação de conversões forçadas por parte dos cristãos e a prática do que classificam como sendo uma “religião estrangeira”.

No início do mês de dezembro foram registados incidentes contra os cristãos em dezenas de aldeias no estado de Chattisgarh, com a destruição de três igrejas. Já no dia 27 de dezembro, registou-se um outro ataque, desta vez à Igreja de Santa Maria, na cidade de Mysuru, no estado de Karnataka. O interior do templo foi vandalizado, roubaram a caixa de esmolas e uma imagem do Menino Jesus foi destruída.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+