Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pastoral do Turismo promove jornadas nacionais em Coimbra

03 jan, 2023 - 16:13 • Lusa

"A caminho de uma Pastoral Laudato Si" será o tema genérico do evento marcado para fevereiro.

A+ / A-

A reflexão sobre o rumo do turismo, "no contexto da evangelização e da promoção do setor junto das instituições religiosas" é um dos objetivos das V Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo, a realizar em Coimbra, em fevereiro.

Promovidas pela Pastoral do Turismo - Portugal (PTP), a iniciativa, que terá lugar no Seminário Maior de Coimbra, de 02 a 04 de fevereiro, deverá ser aberta pelo Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella.

"A caminho de uma Pastoral Laudato Si" é o tema genérico das Jornadas, com o padre Miguel Lopes Neto, diretor da PTP a considerar que a preocupação é olhar "para as questões relacionadas com o turismo religioso sem preconceitos e sem um enclausuramento em torno de limites já sem grande sentido".

"Importa abordar, com clareza, as questões da sustentabilidade, do diálogo intercultural, da comunicação, do envolvimento da comunidade religiosa e não só, como caminho para mostrar uma identidade que é a identidade dos cristãos católicos", acrescenta o sacerdote.


Durante os trabalhos, serão apresentados projetos considerados "inovadores", como o "Idosos Saudáveis e Ativos (ISA) Património", da Câmara Municipal de Torres Vedras, ou "Luiza Andaluz Centro de Conhecimento", dinamizado pelas Servas de N. Sra. de Fátima.

O padre Miguel Neto acrescenta, citado numa nota sobre as Jornadas, que "de Espanha e do Brasil virão dois diretores das Conferências Episcopais, para partilharem a sua visão do que poderá ser feito nesta área, no sentido de estabelecer uma ponte entre o trabalho da pastoral e uma ecologia global".

"Pastoral do Turismo: um itinerário para o desenvolvimento integral da pessoa humana - Laudato si, uma proposta de ecologia integral", "Caminhos de Esperança: peregrinar e comunicar com sustentabilidade", "Sinergias e projetos: concretizações para o futuro da pastoral", "Relação anfitriões/turistas e comunicação de viagens: sinais de crescimento no diálogo Intercultural" e "JMJ Lisboa 2023: o mundo em Lisboa, para viver a Fé e descobrir um país", serão alguns dos temas em discussão nestas V Jornadas Nacionais da Pastoral do Turismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+