Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Viana do Castelo. Procissão ao mar recebe símbolos JMJ

21 dez, 2022 - 15:14 • Isabel Pacheco

Uma procissão ao mar e uma noite de música tecno marcam o programa de receção dos símbolos da JMJ na diocese de Viana do Castelo. A cruz e o ícone mariano percorrem a diocese minhota até 29 de janeiro.

A+ / A-

Dezenas de embarcações de pescadores acolhem no dia 29 de dezembro os símbolos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ) na diocese de Viana do Castelo.

A cruz e o ícone mariano, vindos da diocese das Forças Armadas e de Segurança, são recebidos numa procissão ao mar com a imagem de São Bartolomeu do Mártires e de Nossa Senhora da Agonia que “sai excecionalmente do Santuário” para receber os símbolos da JMJ, adianta à Renascença, o padre Domingos Meira, responsável pelo Comité Organizador Diocesano de Viana do Castelo.

“Vamos acolher os símbolos junto ao cais de Viana onde faremos com a comunidade piscatória uma procissão ao mar, à semelhança do que acontece, em agosto, na festa de Nossa Senhora da Agonia”, revela o responsável.

Para o, também, diretor do Departamento da pastoral da diocese vianense trata-se de “um momento de destaque” que “toca na fé e na sensibilidade das gentes de Viana”, explica. Só “espero que a meteorologia nos ajude para fazer esta procissão”, pede o sacerdote.

No último dia do ano, a cruz e o ícone mariano recolhem ao Carmelo de Santa Teresinha onde vão passar o ano de 2022 para 2023. “As irmãs carmelitas fizeram questão de acolher os símbolos que vão ficar em vigília na noite de passagem de ano com a abertura à comunidade”, conta o padre Domingos Meira.

Antes, no dia 30, os símbolos da JMJ vão percorrer a cidade e visitar várias instituições desde “os lares de idosos, ao centro hospitalar ou o estabelecimento prisional”, adianta o responsável.

O programa do penúltimo dia ano termina no Largo das Neves com “uma noite juvenil” ao som do padre e DJ Guilherme Peixoto que “vai trazer novidades da música tecno que está a preparar para um espetáculo com os símbolos”, revela o sacerdote. Mas, “com música de inspiração cristã”, ressalva.

A música também não vai faltar no arraial minhoto que está a ser preparado pelos jovens da diocese. A festa que contará com a presença dos símbolos da JMJ está marcada para 21 de janeiro na quinta do Santoinho.

“Teremos a presença dos símbolos e estamos a preparar, também, as marchas típicas populares que serão adaptadas aos santos das Jornadas”, revela o responsável pelo Comité Organizador Diocesano de Viana do Castelo.

Depois de percorrerem os vários arciprestados da diocese de Viana do Castelo, os símbolos da JMJ Lisboa 2023 são entregues à arquidiocese de Braga a 29 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+