Tempo
|
A+ / A-

​Entrevista ao cardeal Mário Grech

Eutanásia? “Pessoas precisam ainda mais de atenção e amor”

16 dez, 2022 - 07:28 • Henrique Cunha

Em entrevista à Renascença, o secretário-geral do Sínodo dos Bispos defende que é preciso defender o valor da vida em oposição à eutanásia e assegura que a questão dos abusos na Igreja não está a prejudicar o processo sinodal.

A+ / A-
Cardeal Mário Grech entrevistado por Henrique Cunha

“A vida é um valor que deve ser respeitado”, afirma o cardeal Mário Grech, numa altura em que o Parlamento português voltou a aprovar a lei da eutanásia.

Em entrevista à Renascença, o secretário-geral do Sínodo dos Bispos defende que “quando uma pessoa chega a uma situação deste género, significa que precisa ainda mais de atenção e de mais amor”.

De visita à Arquidiocese de Braga, o cardeal maltês assegura, por outro lado, que a questão dos abusos na Igreja não está a prejudicar o processo sinodal. De acordo com o cardeal Grech, “os abusos também são tema considerado neste processo sinodal”.

O secretário-geral do Sínodo garante que foi o “empenho e a participação” que levou o Papa Francisco a estender prazos, porque “precisamos de mais tempo para poder refletir e estudar os temas enviados pelo povo de Deus”.

Por outro lado, o cardeal Grech considera “positivo” o aparecimento de reações de protesto por parte daqueles que em Portugal não se viram representados notexto final produzido pela Conferência Episcopal Portuguesa. “Eu preocupo-me é quando ninguém presta atenção ao que dizem os bispos. Isto significa que os bispos estão a cumprir o seu ministério”, afirma.

O facto de o Papa adiar a data da realização da assembleia sinodal significa que o processo não está a correr como inicialmente previam?

Pelo contrário, o processo revelou tanto empenho e participação tão maciça, que precisámos de mais tempo para poder também refletir e estudar os temas enviados pelo povo de Deus. Porque não podemos esperar que, em três semanas, com assuntos e questões tão importantes, inclusive teologicamente, tenham uma resposta em tão breve tempo.

Em Portugal, o relatório conclusivo apresentado pela Conferência Episcopal gerou reações de protesto, porque muitos fiéis que responderam às perguntas não se viram representados no texto final. Como comenta?

Antes demais, o facto de ter havido reações é positivo. Isso significa que é irrelevante o que a Conferência Episcopal Portuguesa está a fazer? Não. Eu preocupo-me é quando ninguém presta atenção ao que dizem os bispos.

Isto significa que os bispos estão a cumprir o seu ministério. Criaram também esta tensão e a tensão é positiva, porque pode gerar um ulterior diálogo e aprofundamento.

O que tem a dizer aos que não se reveem nos relatórios enviados?

Compreendo, porque é um documento com 40 páginas que resulta de um esforço de síntese de cerca de 2.000 páginas. Mas fizemo-lo num contexto de oração e de discernimento, e escolhemos as coisas com maior destaque nas sínteses enviadas. O Sínodo não terminou, está ainda em curso e o meu desejo é que aprendamos a continuar, numa posição de escuta e de diálogo com todos. E o que não foi recebido ontem, pode ainda ser recebido hoje ou amanhã.

O Papa Francisco insiste que a Igreja não deve estar centrada sobre si mesma. Qual é, então, o objetivo num Sínodo deste tipo?

Peço desculpa, mas é uma leitura errada pensar que este Sínodo é um momento para a Igreja fazer uma reflexão autorreferencial. Não. Esta é uma reflexão a favor de uma Igreja missionária, para sair de si mesma e poder comunicar com a novidade de hoje e oferecer também o Evangelho num contexto que está a mudar. Ou seja, esta é, de facto, uma Igreja em saída.

Em que medida o processo sinodal está a ser prejudicado pela polémica relativa aos abusos?

Não. Aliás, os abusos também são um tema considerado neste processo sinodal.

Está em Portugal num momento em que o país viu aprovada pelo Parlamento uma lei que permite a eutanásia. Ainda falta, contudo, a decisão do Presidente da República. Merece-lhe algum comentário?

Não estou ao corrente, não me sinto em posição de fazer comentários sobre a atividade da nação, sobre a qual não estou informado. Mas, para mim, a vida é um valor que deve ser respeitado. E, quando uma pessoa chega a uma situação deste género, significa que precisa ainda mais de atenção e de mais amor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+