Tempo
|
A+ / A-

Reitor do Santuário de Fátima desafia a combater a indiferença neste Natal

15 dez, 2022 - 10:32 • Olímpia Mairos

Após dois anos de constrangimentos motivados pela pandemia de Covid-19, os peregrinos são desafiados a “viver este período festivo de forma especial e plena, no Santuário de Fátima”.

A+ / A-

O reitor do Santuário de Fátima lembra na sua mensagem natalícia que “a celebração do Natal faz-nos experimentar a imensa ternura com que Deus nos ama”.

“Nos nossos presépios contemplamos a Deus que se faz próximo, que vem ao nosso encontro e nos mostra o seu amor sem medida. O Natal é a proclamação de que Deus nunca fica indiferente diante do sofrimento e dos dramas da humanidade e de cada um dos seus filhos”, observa o padre Carlos Cabecinhas.

Neste contexto, sublinha que a alegria que suscita em nós esta certeza “faz nos sentir a urgência de acolhermos a Deus que vem. No Menino do presépio, de estarmos com Ele, mas desperta-nos igualmente para a necessidade de não ficarmos indiferentes aos sofrimentos e dramas dos que nos cercam”.

Evocando o tema pastoral em vigor no Santuário de Fátima, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, o reitor considera que “como Maria, também nós somos desafiados a não ficarmos indiferentes diante do sofrimento dos outros, dos idosos, dos sem abrigo, dos refugiados, de todos aqueles que experimentam a solidão, o sofrimento, o desespero”.

“A celebração do Natal é exortação veemente a vencermos a indiferença e a irmos apressadamente ao encontro daqueles que precisam da nossa ajuda”, sublinha.


Peregrinos convidados a viver de forma plena período do Advento e Natal

Após dois anos de constrangimentos motivados pela pandemia de Covid-19, o Santuário de Fátima desafia os peregrinos a “viver este período festivo de forma especial e plena, no Santuário” e deixa o programa das celebrações para que todos possam participar.

Assim, o próximo domingo, dia 18, a eucaristia das 11h00 na Basílica da Santíssima Trindade, será presidida por D. José Ornelas de Carvalho, bispo da diocese de Leiria-Fátima.

Na celebração, antes da bênção final, terá lugar a bênção das crianças e das grávidas.

Já à tarde, pelas 15h00, no Centro Pastoral de Paulo VI, tem lugar o Concerto de Natal, com entrada livre.

No dia 24 de dezembro, pelas 23h00, na Basílica da Santíssima Trindade, os peregrinos são convidados a participar na Missa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste dia, não haverá recitação do Rosário às 21h30.

No dia 25 de dezembro, solenidade do Natal do Senhor, a Eucaristia é celebrada pelas 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade. Neste dia, em todas as Missas há veneração da imagem do Menino Jesus. À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a osculação do Menino Jesus será substituída por um gesto de veneração.

O Santuário informa ainda que em todas as Missas das três solenidades (Natal, Santa Maria Mãe de Deus e Epifania) faz-se a recolha de ofertas durante a veneração do Menino Jesus, que reverterá para uma obra social.

Oração pela paz

No último dia do ano, os peregrinos são convidados a participar na missa com Te Deum de ação de graças, às 22h30, na Basílica da Santíssima Trindade, que será presidida por D. José Ornelas de Carvalho, bispo de Leiria-Fátima.

À meia-noite, após o toque do carrilhão, que assinala o novo ano, haverá um momento de consagração ao Imaculado Coração de Maria e o gesto da Paz. A noite termina com um chá-convívio, na Casa de Nossa Senhora das Dores.

Dia 1 de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, depois da Missa das 15h00, faz-se a procissão com o Santíssimo Sacramento para o Altar do Recinto. Nesta celebração, os peregrinos serão convidados a rezar de um modo particular pela paz no mundo.

Todas as celebrações podem ser acompanhadas, em direto, nos canais digitais do Santuário de Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+