Tempo
|
A+ / A-

Maria João Avillez regista entrevista ao Papa em livro: "Passou-me pela cabeça convidar o Santo Padre para jantar"

06 dez, 2022 - 21:58 • Filomena Barros com Redação

Livro "Francisco - o Caminho" foi apresentado esta terça-feira na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

A+ / A-

Foi apresentado esta terça-feira em Lisboa o livro "Francisco - o Caminho", que coloca em papel a entrevista televisiva que o Papa concedeu à jornalista portuguesa Maria João Avillez.

A autora reconheceu que a escrita reflete os principais momentos da entrevista presencial, transmitida em setembro, na TVI.

“Percebi de imediato o que a televisão também captara, com a mesma panóplia de momentos, momentos de reflexão, de fé, de expansão, de anúncio, de luz, de promessa e de desafio”, disse Maria João Avillez.

A jornalista destacou, também, no seu discurso, o humor do Papa Francisco e o ambiente descontraído da conversa, “que é outra maneira de dizer que não se podia deixar de meter mãos à obra”.

“A convivência logo ali gerada na Casa de Santa Marta, antes e depois da entrevista, foi, aliás, tão particularmente amigável, solta, divertida. Ousaria dizer que, de repente, na despedida, me passou pela cabeça convidar o Santo Padre para jantar connosco nessa noite, porque me parecia impossível que não houvesse um prolongamento. Aquilo não podia acabar ali, mas pareceu-me possível”, contou.

Presente, também, no lançamento deste livro, o presidente da Câmara de Lisboa referiu-se à entrevista do Papa a Maria João Avillez como “um ponto de partida para a nossa Jornada Mundial da Juventude em 2023. Este será um ponto marcante para a cidade e marcante para o país”, disse Carlos Moedas.

“Esta vinda do Papa, com mais de 1 milhão de jovens que virão a Lisboa e que nós, na Câmara Municipal, estamos completamente, todos os dias comprometidos para conseguir a melhor Jornada Mundial da Juventude que o Papa já fez e vai seguramente ter uma Jornada da Juventude para a nossa Lisboa, que terá a porta aberta ao mundo”, acrescentou o autarca.

O presidente da fundação da Jornada Mundial da Juventude, Dom Américo Aguiar, Cavaco Silva e Paulo Portas também marcaram presença na apresentação do livro de Maria João Avillez, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Múrias
    15 dez, 2022 Porto 14:21
    Pobre Papa Francisco tão Bondoso e Humano, ter que ser "entrevistado" por a Jornalista do Jet Set.

Destaques V+