Tempo
|
A+ / A-

Bispo português nomeado para as “Ciências Históricas” do Vaticano

03 dez, 2022 - 12:45 • Aura Miguel

D. Carlos Azevedo, doutorado em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, assume novas responsabilidades no Comité Pontifício para as Ciências Históricas. Trata-se de organismo da Santa Sé, especialmente dedicado ao património e arquivos eclesiásticos, com especial destaque para tudo o que se relaciona com o arquivo vaticano.

A+ / A-

D. Carlos de Azevedo, com 70 anos, foi este sábado nomeado pelo Papa para Delegado do Comité Pontifício para as Ciências Históricas. O bispo português desempenhava, desde novembro de 2011, as funções de Delegado do Conselho Pontifício para a Cultura.

A nomeação surge no âmbito das remodelações introduzidas pelo Papa para a reforma da Cúria. Com a promulgação da Constituição apostólica Prædicate Evangelium, o Dicastério para a Cultura e a Educação, unificou a antiga Congregação para a Educação Católica com o Pontifício Conselho para a Cultura, onde trabalhava D. Carlos Azevedo e cujo cargo deixou de existir.

Recorde-se que foi no âmbito desta reforma que o Papa nomeou, como Presidente do novo Dicastério, o cardeal portugês D. José Tolentino de Mendonça.

É neste contexto que o bispo e historiador D. Carlos Azevedo, doutorado em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, assume agora novas responsabilidades no Comité Pontifício para as Ciências Históricas. Trata-se de organismo da Santa Sé, especialmente dedicado ao património e arquivos eclesiásticos, com especial destaque para tudo o que se relaciona com o arquivo vaticano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+