Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Bispos pedem libertação imediata de dois padres detidos na região de Donetsk

28 nov, 2022 - 10:52 • Olímpia Mairos

Sobre os sacerdotes pendem acusações de atividade 'subversiva' e 'guerrilheira' dirigida contra representantes das tropas, localizadas na cidade de Berdyansk”. Igreja nega.

A+ / A-

Os bispos da Igreja Greco-Católica da Ucrânia (UGCC) pedem a libertação imediata dos dois sacerdotes detidos em Berdyansk, na região de Donetsk.

“Exigimos a libertação dos nossos padres - padre Ivan Levytsky e padre Bohdan Geleta - e a garantia de que eles possam continuar o seu serviço legal sem prejudicar as necessidades espirituais dos fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana que vivem em Berdiansk”, lê-se na nota publicada.

Os bispos sublinham que “nestes tempos difíceis para o nosso povo, em que assistimos a numerosas e dolorosas vítimas da guerra é com grande pesar e dor que recebemos a notícia do sequestro e prisão injustificada e ilegal de dois eclesiásticos”.

Segundo a imprensa russa, as causas que levaram à detenção dos dois sacerdotes ucranianos, têm a ver com “supostos explosivos encontrados pelos guardas russos”, sendo acusados de “atividade 'subversiva' e 'guerrilheira' dirigida contra representantes das tropas, localizadas na cidade de Berdyansk”.

Em comunicado, os bispos dizem que se sentem “obrigados” a especificar que os dois padres exercem “o seu ministério sacerdotal” há mais de três anos na paróquia local, “proclamando a Palavra de Deus, que é paz para todas as pessoas”.

No documento lê-se ainda que, “no momento das buscas à igreja, à casa paroquial e a outras instalações paroquiais, os dois padres já estavam presos, isto é, eles não podiam de forma alguma controlar essas instalações ou as ações da Guarda Nacional Russa”.

“Eles não podem, portanto, assumir qualquer responsabilidade pelas supostas armas e munições encontradas”, defendem.

Os bispos sinalizam que a detenção dos dois padres é o resultado de “uma calúnia clara e uma falsa acusação”. Eles são acusados - escrevem os bispos – “somente pela sua fidelidade a Deus e à Igreja”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+