Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nove meses de guerra

Papa aos ucranianos: “Quero unir-me às vossas lágrimas. A vossa dor é a minha dor”

25 nov, 2022 - 16:14 • Aura Miguel

Francisco escreveu uma carta ao povo ucraniano nos nove meses da invasão do país pela Rússia.

A+ / A-

Ao assinalar os noves meses do início da “loucura da guerra” na Ucrânia, esta sexta-feira, o Papa Francisco escreveu uma carta aos ucranianos, onde não esquece “o rugido sinistro das explosões e o som perturbador das sirenes”, as cidades bombardeadas, “enquanto chuvas de mísseis causam morte, destruição e dor, fome, sede e frio”.

Foram nove meses em que “muitos tiveram que fugir, deixando as suas casas e entes queridos”. Ao lado dos vossos grandes rios “correm rios de sangue e lágrimas todos os dias”, lamenta.

O Santo Padre garante que “não há um dia em que não esteja perto de vós e não vos traga no meu coração e nas minhas orações. A vossa dor é a minha dor.” Perante o imenso sofrimento do povo ucraniano, o Papa interroga-se: “Porquê? Como podem os homens tratar assim outros homens?”

A carta enuncia muitas situações e histórias trágicas de que Francisco tomou conhecimento, a começar por tantas crianças mortas, feridas ou órfãs devido à guerra. ”Choro convosco por cada miúdo que perdeu vida, como a Kira em Odessa, a Lisa em Vinnytsia, e como centenas de outros meninos: em cada um deles foi derrotada toda a humanidade”.

Francisco não esquece os jovens que abdicaram de uma vida pacífica e familiar para defender corajosamente a Pátria, agradece aos voluntários, aos pastores que permaneceram ao lado dos fiéis e reza pelas autoridades para que tomem decisões de paz e desenvolvimento a favor das populações.

O Papa manifesta uma especial proximidade, reforçada nestes meses, “em que a rigidez do clima torna ainda mais trágico o que estais a viver”. E espera que os ucranianos se sintam “consolados pelo carinho da Igreja, pela força da oração, pelo bem de tantos irmãos e irmãs que, em todas as latitudes, vos amam”.

Já a pensar na dureza do Natal que os ucranianos terão de enfrentar, Francisco termina a carta com palavras de conforto:

“Dentro de algumas semanas será Natal e o uivo do sofrimento será ainda mais sentido. Mas gostaria de voltar convosco a Belém, à provação que a Sagrada Família teve de enfrentar naquela noite, que só parecia fria e escura. Em vez disso, a luz veio: não dos homens, mas de Deus; não da terra, mas do céu.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+