Tempo
|
A+ / A-

Santuário de Fátima promove retiro para ajudar a viver o Advento

24 nov, 2022 - 08:32 • Olímpia Mairos

Encontro propõe-se a “rezar a vida do fim para o princípio” e está aberto a todos os que queiram participar.

A+ / A-

O Santuário de Fátima vai promover um retiro de Advento, no fim-de-semana de 9 a 11 de dezembro, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, para ajudar a viver melhor este tempo litúrgico.

Subordinado ao tema “‘Uma noite alumiada por uma luz desconhecida’. A Esperança em Deus como espera ativa do Deus-connosco”, o encontro de três dias é orientado pela irmã Sandra Bartolomeu, Serva de Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o Santuário, a proposta visa proporcionar a “oportunidade para rezar a vida do fim para o princípio, isto é, com os olhos postos na promessa de Deus, acendendo a Esperança para, a partir das circunstâncias de agora, construir o novo”.

“Todo o acontecimento e mensagem de Fátima é um apelo a fazer da existência toda um contínuo Advento, a preparar o triunfo de Deus na História, a reconstruir ‘a cidade em ruínas’, a colaborar na edificação de uma fraternidade universal, com os olhos postos na eternidade”, lê-se na sinopse do encontro

O retiro tem início na noite de sexta-feira, com o encontro zero que irá “contemplar o fim”. No sábado, realizam-se três outros encontros, com os temas: “Deus que espreita: a iniciativa amorosa de Deus”; “Deus que vem: despojar-se para acolher [AP1]” e “Êxodo: lançar-se para a montanha”. O dia culmina com a participação no Rosário e Procissão das Velas, na Capelinha as Aparições.

No domingo termina a caminhada, com o encontro “O princípio: uma nova cidade”, ao qual se segue um momento de adoração eucarística, seguido de partilha da experiência do grupo. Depois do almoço, os participantes são convidados a participar na Missa dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

A iniciativa é aberta a todos os que queiram participar, mas carece de inscrição prévia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+