Tempo
|
A+ / A-

Jornada Diocesana da Juventude

D.Manuel Clemente. "Há um protagonismo juvenil na Igreja como eu não sei se alguma vez houve"

20 nov, 2022 - 15:55 • Ana Catarina André

Em Oeiras para a Jornada Diocesana da Juventude, onde estiveram cerca de quatro mil jovens, o Cardeal-Patriarca de Lisboa garantiu que o Papa Francisco "virá com certeza" a Lisboa em 2023.

A+ / A-
Foto: Ana Catarina André/RR
Foto: Ana Catarina André/RR
Foto: Ana Catarina André/RR
Foto: Ana Catarina André/RR
Foto: Ana Catarina André/RR
Foto: Ana Catarina André/RR
Foto: Ana Catarina André/RR
Foto: Ana Catarina André/RR

O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera que nunca houve tanto protagonismo dos jovens na Igreja como hoje.

Em declarações à Renascença, na Jornada Diocesana da Juventude, que decorre este Domingo de Cristo-Rei, em Oeiras, D. Manuel Clemente diz mesmo que são os jovens que mobilizam os sacerdotes para os projetos em que estão inseridos.

“Hoje em dia há um protagonismo juvenil na vida da Igreja como eu não sei se houve alguma vez”, disse.

Neste dia em que a Igreja está já de olhos postos na Jornada Mundial da Juventude que se realiza no próximo ano em Lisboa, são cerca de quatro mil os jovens que se mobilizaram para este encontro em Oeiras.


Depois de uma manhã de catequese, os participantes juntaram-se na praia, em redor das bandeiras dos 195 países do mundo, num gesto simbólico de abraço à juventude que vai visitar Portugal em 2023.

Todos esperam o grande encontro com o Papa Francisco. D. Manuel Clemente está confiante de que apesar dos problemas de saúde, o Papa Francisco virá a Lisboa.

“O Papa virá com certeza. Eu estive na Jornada Mundial da Juventude de Toronto, em 2002, em que o Papa João Paulo II esteve sempre de cadeira de rodas e não foi por isso que não se fez.”

O Patriarca de Lisboa diz que encontros como este da Jornada Diocesana da Juventude dão aos jovens um sentido mais alargado de Igreja.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+