Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Guerra na Ucrânia

Papa recebe fragmento de mina russa que destruiu Igreja em Irpin

07 nov, 2022 - 17:53 • Aura Miguel

O arcebispo Shevchuk lembrou ao Papa que pedaços de minas russas são "extraídos dos corpos de soldados, crianças e civis ucranianos, um sinal visível da destruição e da morte que a guerra causa todos os dias.”

A+ / A-

O arcebispo da Igreja Greco-Católica ucraniana, Sviatoslav Shevchuk, foi hoje recebido pelo Papa e ofereceu-lhe o fragmento de uma mina russa que, em março passado, destruiu a fachada da igreja greco-católica ucraniana de Irpin.

O arcebispo Shevchuk lembrou ao Papa que pedaços de minas russas são "extraídos dos corpos de soldados, crianças e civis ucranianos, um sinal visível da destruição e da morte que a guerra causa todos os dias.”

Numa nota divulgada após a audiência, o arcebispo reiterou o seu agradecimento ao Santo Padre por tudo o que tem feito para deter a guerra, mediar a paz e libertar os reféns e prisioneiros.

"O Papa encorajou a Igreja da Ucrânia a estar próxima da população", lê-se na nota.

"Contei ao Papa o que vi nos territórios mais afetados pela guerra e sobre o serviço dos nossos bispos, sacerdotes, monges e monjas nos territórios atualmente ocupados. E como cada catedral, igreja e mosteiro se tornou centro de refúgio, acolhimento e serviço humanitário.”

É a primeira vez, desde a invasão russa, que o arcebispo greco-católico de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, sai do seu país, expressamente, para se encontrar com o Santo Padre.

"O Papa assegurou estar ao lado do povo ucraniano em oração e ação e reafirmou o compromisso da Santa Sé pela paz”, lê-se na nota.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+