Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispos reúnem-se em Fátima com a proteção de menores na agenda

07 nov, 2022 - 09:03 • Olímpia Mairos

Os trabalhos da Assembleia Plenária da CEP, vão também abordar questões como a preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 ou o Sínodo 2021-2024, nomeadamente a participação na chamada “etapa continental”.

A+ / A-

Os bispos portugueses juntam-se a partir desta segunda-feira em Fátima para nova reunião plenária da Conferência Eipscopal Portuguesa (CEP).

A agenda de trabalhos inclui os tópicos “Proteção de menores e adultos vulneráveis: situação atual do processo”, “Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023” e “Sínodo 2021-2024: participação na etapa continental”.

Os trabalhos da reunião dos responsáveis das dioceses portuguesas começam à tarde com o discurso de abertura do presidente da CEP, D. José Ornelas, aberto à comunicação social, prolongando-se até quinta-feira.

Durante o encontro, os bispos vão também inteirar-se de “informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP” e analisar o documento “O Dom da Vocação Presbiteral. Ratio Nationalis Istitutionis Sacerdotalis”.

Estas novas orientações visam, nomeadamente, reforçar “os critérios de admissão” nos seminários e “preparar melhor os futuros padres em todas as dimensões”.

Da agenda de trabalhos da 204ª Assembleia Plenária fazem ainda parte outros assuntos como: informações e propostas das Comissões Episcopais e Delegados da CEP, análise Orçamento do Secretariado-Geral da CEP para 2023 e nomeações várias.

Os trabalhos encerram no dia 10 de novembro, às 14h30, com a habitual conferência de imprensa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+