Tempo
|
A+ / A-

Abusos na Igreja. Padre de Samora Correia regressa às tarefas pastorais

04 nov, 2022 - 16:59 • Rosário Silva

O Tribunal Judicial de Santarém decidiu levar a julgamento um colaborador da paróquia suspeito de abusos, indica a Arquidiocese de Évora.

A+ / A-

A Arquidiocese de Évora anunciou esta sexta-feira o regresso ao “exercício normal de todas as tarefas pastorais” do padre Heliodoro Maurício Nuno, pároco de Nossa Senhora da Oliveira, em Samora Correia.

O sacerdote tinha sido preventivamente afastado das suas tarefas para permitir todas as averiguações, “com as quais colaborou sempre com a máxima disponibilidade”, depois de ter sido acusado de esconder alegados abusos sexuais a dois menores cometidos por um "colaborador leigo".

Em comunicado enviado esta sexta-feira à Renascença, a Arquidiocese de Évora anuncia a conclusão do processo judicial.

O Tribunal Judicial de Santarém decidiu levar a julgamento o colaborador da paróquia que se mantém “cautelarmente proibido de contactos por qualquer meio com menores de 16 anos e sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação com recurso a vigilância eletrónica”.

Em interrogatório durante o inquérito judicial, o colaborador confessou “ter praticado os atos de que é acusado”.

Na mesma decisão judicial, o Tribunal decidiu também “não pronunciar”, e, portanto, não levar a julgamento, o pároco por não haver indícios de “nenhuma vontade de encobrimento ou de menosprezar os factos e as situações. O que foi subestimado foi o risco futuro de tal voltar a acontecer”.

A Arquidiocese de Évora reportou a situação ao Dicastério para a Doutrina da Fé, que, por comunicação, declarou que “não se encontram elementos que configurem um delito canónico” por parte do sacerdote, que “não agiu de modo doloso”; quando muito “pode ter sido imprudente por não ter agido de modo mais incisivo”.

Assim, em consonância com ambas decisões, civil e canónica, “o pároco padre Heliodoro Maurício Nuno retoma o exercício normal de todas as tarefas pastorais”, revela a diocese.

Na mesma nota, a Igreja eborense volta a pedir “com máxima dor, desculpa às vítimas, às suas famílias, às comunidades, e a Deus, por não termos evitado que estes abusos tivessem acontecido”, garantindo que se mantém em contacto com as famílias envolvidas para dar todo o apoio que seja necessário, e que o “suspeito está definitivamente afastado de qualquer tarefa paroquial”.

“Este caso consolida o nosso desejo de querer aprender a agir melhor” e a Arquidiocese de Évora e a sua Comissão Arquidiocesana de Proteção e Segurança de Menores “continuarão a trabalhar na prevenção e cuidado dos menores e das pessoas vulneráveis nas suas comunidades, instituições e associações”, pode ainda ler-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+