Tempo
|
A+ / A-

Abusos na Igreja. Comissão Independente vence Prémio APAV 2022

25 out, 2022 - 11:00 • Redação

A Comissão Independente, criada a pedido da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) a novembro de 2021, organiza-se de forma autónoma e independente da Igreja Católica e apresenta-se e afirma-se isenta, independente e não influenciável.

A+ / A-

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja recebeu, esta terça-feira, o Prémio APAV 2022, "pelo apoio na desocultação de situações de violência, sua caracterização e estudo, e futura intenção de melhor auxiliar a atuação da Igreja Católica face a situações de violência sexual".

Os seis membros que integram a Comissão vão estar presentes na cerimónia da entrega do prémio, que se realiza na sede da APAV, em Lisboa.

A Comissão Independente, criada a pedido da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) a novembro de 2021, organiza-se de forma autónoma e independente da Igreja Católica e apresenta-se e afirma-se isenta, independente e não influenciável.

O Prémio APAV foi criado em 2020, a propósito do 30.º aniversário da associação. Destina-se a distinguir pessoass singulares ou coletivas que se destaquem na defesa e na promoção dos fins, missão e visão da APAV.

O troféu foi desenvolvido por Gonçalo Falcão e Tiago Águas, partindo da “ideia de transformar um processo negativo num positivo”.

A prevenção de abusos sexuais, mas também de incidentes violentos ou assaltos, é uma preocupação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023 Lisboa), que pediu ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) para preparar o evento. Apesar do historial das Jornadas indicar que se trata de um acontecimento pacífico, é internacional, e há que proteger peregrinos e os voluntários.

O presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar, que já conhecia o trabalho da APAV, no âmbito da Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, sublinha a importância desta parceria: “Foi um alívio poder receber o sim e a disponibilidade deles, e estamos na fase de ver o que é que se tem de fazer, para que a APAV possa, em nosso nome e connosco, assumir esse dossier."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+