Tempo
|
A+ / A-

​Abusos na Igreja. Ministério Público arquiva seis inquéritos

17 out, 2022 - 19:12 • Redação

PGR explica que há ainda quatro casos que estão a ser investigados.

A+ / A-

O Ministério Público (MP) arquivou seis dos dez inquéritos abertos na sequência de 17 denúncias encaminhadas pela Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja.

Em resposta à Renascença, a Procuradoria-Geral da República revela que estes arquivamentos tiveram por base, em alguns casos, a prescrição dos processos, outros a falta de provas.

No entanto, a PGR explica que há ainda quatro casos que estão a ser investigados.

Na mesma nota, a Procuradoria confirma, ainda, ter recebido, da Comissão Diocesana de Proteção de Menores, em agosto, três denúncias relativas a eventuais abusos sexuais de crianças por parte de membros da Igreja.

Estas denúncias, uma delas envolvendo vários nomes, foram remetidas ao Ministério Público. Foram instaurados seis inquéritos, todos em investigação.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica revelou na semana passada que, nos dez meses desde que iniciou funções, já recolheu 424 testemunhos de alegadas vítimas e que, desses, 381 prescreveram, ou seja, cerca de 90%.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+