Tempo
|
A+ / A-

JMJ 2023. Santuário de Fátima quer criar “Aldeia Jovem”

12 out, 2022 - 19:45 • Teresa Paula Costa

Santuário prepara atividades para semanas que antecedem e precedem JMJ. Itinerários de peregrinação, workshops de reflexão, Dias das Dioceses são algumas das iniciativas.

A+ / A-

O santuário de Fátima está a preparar, em parceria com outras entidades, uma “Aldeia Jovem”. A iniciativa foi esta quarta-feira anunciada pelo reitor na conferência de imprensa da peregrinação de outubro.

Segundo o padre Carlos Cabecinhas, a iniciativa visa “acolher os grupos de jovens e funcionará, sobretudo, no período que antecede a Jornada Mundial da Juventude, a partir de 27 de julho, e no período pós-jornada para os grupos que só visitarem a Cova da Iria depois do encerramento em Lisboa”.

O projeto insere-se num programa de atividades dirigidas a jovens que o santuário quer desenvolver nas semanas que antecedem e que precedem a realização da Jornada Mundial da Juventude.

Outra iniciativa em preparação é um conjunto de caminhos de peregrinação para os jovens.

“Queremos sublinhar o sentido da peregrinação e por isso criamos seis caminhos que os jovens podem usar para chegar até Fátima a pé”, cujo objetivo é levá-los a “fazer a experiência da peregrinação a pé, mesmo aqueles que venham do estrangeiro”, explicou o sacerdote.

Os percursos variam entre a distância máxima de 12 quilómetros e a distância mínima de cinco quilómetros.

Além disso, o Santuário está a preparar workshops e diversas propostas de reflexão e oração “em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima que se destinarão a todos os jovens que pretendam visitar Fátima durante este período”.

Estes itinerários, segundo Carlos Cabecinhas, “terão como eixo comum o Círio Pascal da Capelinha das Aparições e contemplarão as aparições de Fátima, a espiritualidade dos pastorinhos e os diversos espaços do santuário e o seu património artístico”.

Haverá ainda uma proposta própria para os Dias das Dioceses, com celebrações internacionais, no recinto de oração, e momentos de oração na Capelinha.

O momento particularmente “importante” terá lugar no mês de maio, adiantou Cabecinhas, com a presença dos símbolos da JMJ que, estando na diocese de Leiria-Fátima, “serão integrados nas celebrações da Cova da Iria”.

O próprio tema do ano pastoral que se inicia a 26 de novembro é o da JMJ: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Embora não saiba ainda em que data é que o Papa Francisco vem a Fátima, para o sacerdote, esta é uma forma de nos juntarmos “a esta festa dos jovens em Lisboa, mas também à festa dos jovens e dos menos jovens em Fátima”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+