Tempo
|
A+ / A-

O “Papa da ecologia” participa em documentário. "The Letter" estreia às 17h30

04 out, 2022 - 11:35 • Aura Miguel

O documentário inclui diálogos exclusivos com o Papa e detalhes inéditos sobre a sua vida e pensamento sobre o tema. Pode vê-lo a partir das 17h30 no Youtube ou organizar uma exibição em comunidade.

A+ / A-

O Papa Francisco é um dos protagonistas do documentário “The Letter” (A Carta), sobre a crise ecológica e as alterações climáticas, cuja ante-estreia é apresentada no Vaticano, esta terça-feira, 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

O filme conta a história de vários líderes ambientalistas que viajam até Roma para falar com o Santo Padre sobre a encíclica Laudato Si e o poder da humanidade em travar a crise ambiental. Trata-se de uma produção da equipa de “Off the Fence” (vencedores de um Oscar com “My Octopus Teacher”), em estreita colaboração com o “Movimento Laudato Si”. Realizado por Nicolas Brown, vencedor de um Premio Emmy, “The Letter” contou também com a colaboração dos Dicastérios da Santa Sé para a Comunicação e para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Este Movimento explica, numa nota divulgada à imprensa, que o documentário inclui diálogos exclusivos com o Papa e detalhes inéditos sobre a sua vida e pensamento sobre o tema.

Além de Francisco, os outros protagonistas do filme são um líder indígena da Amazónia, um refugiado e estudante do Senegal, uma jovem activista indiana e um casal de cientistas dos Estados Unidos, "em representação das vozes que, em geral, não são ouvidas na conversação global sobre o nosso planeta”.

Em defesa da Casa Comum, participa também o cardeal franciscano Raniero Cantalamessa O.F.M. Cap., pregador da Casa Pontificia desde 1980, para ajudar a compreender as antigas raízes franciscanas da mensagem da encíclica Laudato si.

O filme será transmitido de forma gratuita, às 17h30, hora de Lisboa, no canal "Youtube Originals". É a primeira vez que um filme com um Papa será disponibilizado gratuitamente numa plataforma de streaming.

Em Lisboa, por iniciativa do grupo “Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel”, haverá uma exibição esta terça-feira, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo, às 21h15.

Qualquer comunidade que queira organizar uma exibição pode inscrever-se no site e receberá um link com o filme.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+