Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Símbolos da JMJ descem o Douro até ao Porto em barco rabelo

01 out, 2022 - 08:18 • Henrique Cunha

Desde o Peso da Régua até à Ribeira do Porto, a chegada da cruz peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani” está prevista para as 18h00 deste sábado.

A+ / A-

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023) chegam este sábado à tarde ao Porto através do Rio Douro, numa viagem fluvial que recria as antigas e perigosas descidas dos barcos rabelo carregados de pipas de vinho do Porto em direção às caves de Vila Nova de Gaia.

A chegada da cruz peregrina e do ícone mariano “Salus Populi Romani” está prevista para cerca das 18h00.

O diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude do Porto (SDPJ), padre Jorge Nunes, diz à Renascença que o objetivo é aliar a importância do rio na vida das pessoas à relevância dos símbolos da JMJ.

“Quisemos recriar essas viagens de tanta gente que fez essa navegação, desde a Diocese de Vila Real, desde o Alto Douro, até às caves de vinho do Porto. E sentimos que podíamos aproveitar este rio Douro e também um barco rabelo para fazer com que estes símbolos da JMJ pelo seu simbolismo e importância, por aquilo que também nos diz muito o rio Douro e as nossas tradições pudessem então chegar à nossa diocese e pudesse depois chegar à Igreja Mãe de todos nós, à catedral”, relata.

De acordo com o sacerdote, é grande a expectativa entre os jovens que querem receber os símbolos em festa.

O responsável pelo SDPJ do Porto adianta que “a expetativa é aquela que esta cruz de todos nós, que é a Cruz de Cristo representa”.

“É uma expectativa muito alta. Sentimos a diocese totalmente animada, totalmente disponível e ansiosa por receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, e claro os jovens muito em particular. Os jovens estão muito envolvidos nesta mesma forma de acolher e de sentirem os símbolos como pertença também deles”, assegura.

Os símbolos da JMJ vão descer de barco o rio Douro, desde o Peso da Régua até à Ribeira do Porto. A chegada à ribeira está prevista para as 18h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+