Tempo
|
A+ / A-

JMJ 2023 aberta a jovens de todas as religiões

23 set, 2022 - 06:30 • Teresa Paula Costa

Padre Peter Stilwell lidera grupo encarregue de analisar a participação de jovens de outras confissões religiosas na Jornada Mundial da Juventude, que decorre em Lisboa, de 1 a 6 de agosto do próximo ano.

A+ / A-

A Igreja portuguesa quer que jovens de outras confissões religiosas participem na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em agosto de 2023 em Lisboa.

Nas Jornadas Nacionais das Comunicações Sociais, que terminam esta sexta-feira, em Fátima, o secretário-executivo do Comité Organizador Local anunciou que foi constituído um grupo liderado pelo padre Peter Stilwell que está a analisar a situação.

Em entrevista à Renascença, Duarte Ricciardi afirmou que “estamos a preparar, com muito comprometimento, para que todos os jovens, independentemente da religião, se sintam bem nas Jornadas”.

“Tudo o que fizermos na prática nos vários momentos da Jornada será sempre para que qualquer jovem de qualquer religião ou até sem religião se sinta bem na Jornada, que sinta que também tem um lugar aqui”, ou seja, “estamos a pensar em coisas práticas que reflitam este objetivo”.

O grupo está a trabalhar “com especialistas no diálogo inter-religioso e ecuménico e que têm muita experiência”, e já foi contactado por responsáveis de outras confissões religiosas que consideram o evento “importantíssimo para o país” e “ao qual nenhum jovem deve passar indiferente”.

A forma de participação ainda não está definida.

“Nesta fase estamos abertos a tudo”, salientou Duarte Ricciardi, que admitiu que “não sei como se vai materializar ainda”. A ideia é que seja “verdadeiramente inter-religioso e ecuménico”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+