Tempo
|
A+ / A-

Abusos sexuais na Igreja

Cardeal-Patriarca garante que tem a confiança do Papa: "Fiz o que tinha de fazer"

15 set, 2022 - 18:54 • Redação

Em declarações à RTP, D. Manuel Clemente revelou ter-se deslocado a Roma para informar pessoalmente o Papa Francisco sobre o conteúdo das notícias relativas aos casos de abusos sexuais de menores na Igreja: "ele está completamente à vontade, quer para manter, quer para mudar".

A+ / A-

O Cardeal-Patriarca de Lisboa disse esta quinta-feira que tem a confiança do Papa.

Em declarações à RTP, D. Manuel Clemente revelou ter-se deslocado a Roma para informar pessoalmente o Papa Francisco sobre o conteúdo das notícias relativas aos casos de abusos sexuais de menores na Igreja.

“Eu fui a Roma, porque o Papa Francisco devia saber diretamente por mim aquilo que se dizia e acontecia em Portugal e aquilo que era publicado”, explicou D. Manuel Clemente que assegurou, por outro lado que recebeu “a melhor compreensão” da parte de Francisco.

Sinal da confiança do Papa, diz D. Manuel Clemente, é o facto de Francisco o ter recebido “tão benevolamente” e escutado com “tanta atenção”.

“Ele está completamente à vontade, quer para manter, quer para mudar. Da minha parte, fiz o que tinha a fazer”, acrescentou o Cardeal-Patriarca, que reafirmou, ainda, que, em matéria de abusos sexuais na Igreja, tem-se feito “tudo aquilo que está previsto, quer na lei civil, quer na lei canónica, quer no espírito evangélico, que acredita na regeneração das pessoas”.

“Seguindo todos estes critérios, tudo quanto acontecer será resolvido assim”, concluiu D. Manuel Clemente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+