Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

D. Américo Aguiar quer “o continente da esperança presente em Portugal” na JMJ 2023

12 set, 2022 - 12:13 • Olímpia Mairos

Para o bispo auxiliar de Lisboa, “a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, para acontecer na totalidade da sua potencialidade, tem que ter um grande contingente do Brasil”.

A+ / A-
D. Américo Aguiar quer “o continente da esperança presente em Portugal” na JMJ 2023
D. Américo Aguiar quer “o continente da esperança presente em Portugal” na JMJ 2023

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, faz um balanço positivo da jornada no Brasil, que termina esta segunda-feira, para divulgar a Jornada Mundial da Juventude.

“Nós viemos ao encontro do continente da esperança, naquilo que é o desejo e a vontade de querermos que os jovens brasileiros acolham o nosso convite e o convite do Papa Francisco para estarem na Jornada Mundial da Juventude”, destaca o bispo auxiliar de Lisboa.

De acordo com D. Américo Aguiar, a comitiva portuguesa andou do sul até ao norte, do interior ao litoral, nas metrópoles, que são maiores que Portugal, naquilo que é a sua dimensão geográfica e mesmo também de população”.

Ao terminar a peregrinação em Fortaleza, o prelado destaca que tiveram “a experiência do Amazonas, na zona amazónica”, que “vai para além da National Geographic”.

“Nós encontramos pessoas, encontrámos homens e mulheres com sonhos, com projetos, com vidas, com dificuldades, mas, também, com muitas oportunidades”, destaca.

Segundo o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, “o que é preciso é testemunharmos a esperança junto deles e eles serem capazes de reforçarem essa mesma esperança de cristãos, de católicos, de homens e mulheres de boa vontade que querem fazer caminho em conjunto”.

“E foi isso que viemos fazer. Viemos reforçar com confiança este desejo e vontade fraterno, verdadeiramente fraterno, de ter o Brasil presente em Portugal, o continente da esperança presente em Portugal, para nos injetar, para nos reforçar naquilo que é a necessidade e urgência, quer da juventude portuguesa, quer da juventude europeia, quer da juventude do mundo inteiro”, acrescenta.

Brasil. Jovens convidados para a JMJ Lisboa 2023 a partir dos braços de Cristo Redentor do Corcovado
Brasil. Jovens convidados para a JMJ Lisboa 2023 a partir dos braços de Cristo Redentor do Corcovado

"Os jovens do Brasil irem a Portugal é um esforço muito significativo"

Apesar da certeza da presença dos jovens brasileiros em Lisboa, D. Américo Aguiar diz que também despertaram “para aquilo que é a dificuldade” resultante da “incerteza do tempo que vivemos, seja económica, seja política, em tanta geografia do mundo, aquilo que o nosso querido Papa Francisco nos lembra diariamente e permanentemente, mas também para, em direto, junto dos jovens do Brasil, termos noção que os jovens do Brasil irem a Portugal é um esforço muito significativo”.

“Às vezes nós queixamo-nos das nossas coisas, dos nossos problemas, das nossas dificuldades. Mas, meus queridos irmãos e irmãs, não se compara ao esforço que os jovens do Brasil vão ter de fazer para poderem viajar até Portugal. E encontrei muita confiança, muita alegria, e muita alegria por nós termos vindo cá. Ou seja, aquela coisa, aquela conversa do café do país irmão dos povos irmãos, nós sentimos isso cá, verdadeiramente”, sinaliza.

Segundo o responsável, “o Brasil sentiu-se respeitado. Sentiu-se importante para aquilo que é o projeto da Jornada Mundial da Juventude. E é isso que nós queremos e é isso que nós sentimos. Eu disse-lhes várias vezes a brincar que a Jornada Mundial da Juventude sem o Brasil, não é a mesma coisa. Era como ter o Mundial de futebol sem a seleção do Brasil. E é isso mesmo que eu sinto”.

“A Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, para acontecer na totalidade da sua potencialidade, tem que ter um grande contingente do Brasil. E é isso que nós queremos e é para isso que estamos a trabalhar”, conclui.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+