Tempo
|
A+ / A-

Papa considera “monstruosidade” o abuso sexual de crianças

04 set, 2022 - 23:13 • Lusa

Francisco dá entrevista à TVI/CNN e não nega a existência de um problema com os abusos sexuais no seio da Igreja Católica. “Um sacerdote não pode continuar a ser sacerdote se for um abusador”, diz à jornalista Maria João Avillez.

A+ / A-

Veja também:


O Papa Francisco considera "uma monstruosidade" e um ato "diabólico" os abusos sexuais de crianças, sustentando que é preciso combatê-los dentro da Igreja Católica.

"Quando falamos de abuso, eu diria que é preciso ter esta visão de conjunto, segundo, procurar que não se escondam as coisas, porque nalguns setores, como na família, tende-se a ocultar, e, terceiro, agarremos [Igreja] na percentagem que nos diz respeito e vamos ao combate", disse o Papa, em entrevista à TVI/CNN Portugal.

A primeira parte da entrevista à jornalista Maria João Avillez, foi divulgada este domingo, sendo a restante emitida na segunda-feira,

Francisco assume a existência de um problema com os abusos sexuais no seio da Igreja Católica: "Não nego os abusos. Mesmo que fosse um só, é monstruoso, porque o padre e a freira têm de conduzir o menino, a menina a Deus e, ao fazerem isso, destroem-lhes a vida."

“Um sacerdote não pode continuar a ser sacerdote se for um abusador. Não pode. Porque é um doente ou um criminoso, não sei”, acrescentou.

O Papa sublinhou que os abusos sexuais de crianças destroem vidas e negou que estejam relacionados com celibato na Igreja.

"O abuso é uma coisa destrutiva. Humanamente diabólica. Porque nas famílias não há celibato e também ocorre. Portanto é simplesmente a monstruosidade de um homem ou de uma mulher da Igreja, que está doente em termos psicológicos ou é malvado e usa a sua posição para sua satisfação pessoal. É diabólico", frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+