Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa preocupado com a situação na Nicarágua apela ao diálogo

21 ago, 2022 - 11:40 • Carla Fino

Nos últimos tempos, o governo de Daniel Ortega tem feito perseguições à Igreja Católica, tendo já detido três sacerdotes e um bispo.

A+ / A-

O Papa manifestou a sua preocupação pela situação que se vive na Nicarágua onde, nos últimos dias, a Igreja Católica tem sido palco de atos repressivos por parte do regime.

Esta manhã, no Vaticano, Francisco apelou ao diálogo, para que sejam encontradas bases para um entendimento pacífico.

“Sigo de perto com preocupação e dor, a situação que se vive em Nicarágua e que envolve pessoas e instituições. Quero exprimir a minha convicção e o meu desejo de que seja permitido um diálogo aberto e sincero, e que possam ser ainda encontradas bases para uma convivência respeitosa e pacífica.”

“Apelamos ao Senhor que pela intercessão da Virgem, que inspire nos corações de todos esta vontade concreta”, sublinhou depois da habitual recitação do Angelus.

Nos últimos tempos, o governo de Daniel Ortega tem feito perseguições à Igreja Católica, tendo já detido três sacerdotes e um bispo. O regime fechou ainda estações de rádio católicas e expulsou do país as Missionárias da Caridade, instituição fundada por Madre Teresa de Calcutá.

O chefe de Estado descreveu como “terroristas” os bispos nicaraguenses que atuaram como mediadores num diálogo nacional em busca de uma solução pacífica para a crise que o Nicarágua atravessa desde abril de 2018.

As Conferências Episcopais de Cuba e da Itália já manifestaram a sua solidariedade à Igreja Católica na Nicarágua, criticando atos de perseguição e violência por parte do Governo local.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+