Tempo
|
A+ / A-

​Maior andor do mundo sai à rua em Lousada

14 ago, 2022 - 10:58 • Filipa Ribeiro

Em declarações à Renascença André Faria, da comissão de festas da Vila Senhora Aparecida, diz que é necessário um mês para que o andor fique pronto.

A+ / A-

Sai este domingo à rua aquele que é considerado o maior andor do mundo. Tem 22 metros e meio de altura, é português e está na Vila Senhora Aparecida, no concelho de Lousada.

Decorado com fitas de cetim, este andor com mais de uma tonelada é uma das maiores atrações da romaria que acontece a propósito dos festejos da Assunção da Nossa Senhora.

Em declarações à Renascença André Faria, da comissão de festas, diz que é necessário um mês para que o andor fique pronto.

Para levar este andor com mais de 20 metros, que carrega uma imagem de Nossa Senhora de apenas 20 centímetros, são necessárias 100 pessoas, número que facilmente é conseguido.

“Felizmente, as pessoas inscrevem-se. Levam o andor por promessa e tem havido sempre as pessoas necessárias”, explica André Faria.

A saída deste que é considerado o maior andor do mundo está agendada para as 17h00 deste domingo.

A comissão de festas garante que estão asseguradas as condições de segurança, depois de um acidente registado em 2017, que provocou sete feridos.

“Está tudo precavido. Agora, há uma segurança diferente. Há uma margem de segurança entre o andor e as pessoas, de 22 metros, para trás e para a frente, para não haver perigo”, sublinha André Faria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+