Tempo
|
A+ / A-

Bispo apela em Fátima: "Não deixem os filhos sozinhos com a TV e as redes sociais"

13 ago, 2022 - 13:50 • Teresa Paula Costa

Na peregrinação do Migrante e do Refugiado, D. Edgar Cunha deixou apelos a católicos, pais e jovens para uma verdadeira mudança de vida, pois há católicos que “o são só de nome”. Bispo de Fall River recorda que peregrinação não é um encontro turístico.

A+ / A-

O bispo de Fall River apelou neste sábado aos peregrinos presentes em Fátima que não se deixem abater pela negatividade que reina no mundo e que mantenham viva a fé.

Na homilia da peregrinação do Migrante e do Refugiado, D. Edgar Cunha constatou que “vemos um mundo dilacerado pela guerra, injustiça, violência, falta de respeito à vida e à dignidade da pessoa humana” e apelou a que “não nos deixemos abater pelos profetas do mal, pelos que querem espalhar dúvidas, terror, ódio, egoísmo e trevas.”

“Vamos encontrar muitos que querem apagar o fogo” da fé, mas “nós caminhamos na luz”, por isso “temos de manter acesa a chama da fé e da esperança.”

Católicos “só de nome”

“Quantos se dizem católicos, mas o são só de nome”, lamentou D. Edgar Cunha. Porque “a Igreja de hoje vai ao encontro do seu povo” e “não fica à espera”, o bispo deixou vários apelos.

Considerando que “os ensinamentos dos pais adquirem maior eficácia quando são acompanhados pelo exemplo de uma vida de fé, amor, justiça e santidade”, o bispo apelou às famílias para que “dediquem tempo aos filhos, rezem juntos e não deixem os filhos sozinhos com a TV, internet, nas redes sociais”.

“Alguns pais dão muitos presentes aos filhos para compensar a ausência deles”, mas “ao invés de darem presentes, estejam presentes” e “abracem os seus filhos todos os dias e digam-lhes que os amam”, acrescentou.

Aos jovens pediu que “não vos deixeis influenciar pelas redes sociais, pela internet, pelos amigos”, pois “a vida é mais do que o seu smartphone, computador, tablet, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Tik-Tok.”

“Não pensem que Deus, religião, sacramentos, Igreja e oração são coisas do passado e somente para as pessoas velhas”, exortou o bispo de Fall River, pedindo aos jovens que “ouçam seus pais, avós e professores”.

“A felicidade consiste em conformar as nossas vidas ao plano de Deus para connosco”, portanto “precisamos de descobrir o que Deus quer de nós”. E ele “fala-nos através das Escrituras Sagradas, dos acontecimentos da nossa vida, das outras pessoas e da natureza”, adiantou.

Peregrinação não é “encontro turístico”

Perante milhares de pessoas, sobretudo emigrantes portugueses de férias no país, D. Edgar Cunha alertou que uma peregrinação “não é um encontro turístico nem de entretenimento”, mas “um momento para nos encontrarmos com Deus” e demonstrarmos a fé.

Um momento do qual se esperam frutos. “Que a partir de hoje dediquemos mais tempo à oração e menos à televisão, mais tempo com a família e menos em interesses pessoais, mais tempo em silêncio para ouvir a voz de Deus e menos tempo com os barulhos da vida, mais tempo com Jesus e menos tempo nas redes sociais”, especificou o bispo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+