Tempo
|
A+ / A-

Papa despede-se do Canadá em terra de esquimós

29 jul, 2022 - 07:13 • Aura Miguel (enviada especial ao Canadá)

O primeiro encontro desta sexta-feira vai ser com um grupo de ex-alunos indígenas, sobreviventes das polémicas escolas residenciais.

A+ / A-

A última etapa desta viagem é na terra de igloos e de esquimós. Francisco voa até Iqaluit, que significa “terra de muitos peixes”, em língua indígena. É uma zona , a 300 km do círculo polar ártico, em frente à Groenlândia, onde vive a maior comunidade dos Innuit.

Desde os anos 90 que vigora aqui o acordo de reivindicação de terras indígenas. Desde então, Iqaluit tornou-se a capital do estado de Nunavut, com estatuto de governo federal e com um parlamento, cuja construção é inspirada na forma dos igloos.

A rigidez do clima com temperaturas extremamente baixas obriga a que os edifícios sejam herméticos, com poucas janelas.

Francisco passa poucas horas nesta região; o seu primeiro encontro vai ser com um grupo de ex-alunos indígenas, sobreviventes das polémicas escolas residenciais.

Pouco depois deste encontro privado, o Papa reúne-se com jovens e idosos, numa praça junto à escola primária da cidade.

O regresso a Roma está previsto para as seis da tarde, onze da noite em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+