Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Catequistas escrevem livro sobre devoção mariana na Serra de Aire

22 jul, 2022 - 11:38 • Ana Lisboa

A ideia de escrever "A Mãe Igreja na Serra de Aire - Uma descoberta de Alcanena a Fátima" surgiu durante as aulas de catequese, com a preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2023, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto do ano que vem.

A+ / A-

Este é um livro-roteiro escrito em coautoria por duas catequistas do Covão do Coelho, concelho de Alcanena, pertencente à Diocese de Leiria-Fátima.

O livro aborda a devoção mariana na Serra de Aire e a ideia de fazer esta obra "surgiu em contexto de catequese, porque pedimos ao grupo de adolescentes que fizessem uma pesquisa acerca das várias evocações de Nossa Senhora e que, nomeadamente, pesquisassem acerca das padroeiras das suas terras, uma vez que residiam em locais diferentes. E como nos estamos a aproximar da Jornada Mundial da Juventude, foi este um dos projetos iniciais e que deu origem a este livro", explica Inês Santos, uma das catequistas.

"A Mãe Igreja na Serra de Aire – Uma descoberta de Alcanena a Fátima" faz um percurso de fé, dando a conhecer "o património religioso, as várias evocações marianas, as graças obtidas e também as festas que se realizam, principalmente nesta zona e nesta paróquia (Minde)".

Nesta obra, as autoras "contam, por exemplo, as histórias dos santos cujas imagens estão nesta zona, mas que são conhecidos no mundo inteiro, como Santo António e Santa Bárbara".

Além disso, ainda "falamos de vários locais, de Alcanena a Fátima, dos lugares mais turísticos e conhecidos da nossa Serra, como as grutas ou a mata, mas também dos locais que são menos conhecidos, mais secretos".

O que se pretende com o livro é mostrar a ligação entre Alcanena e Fátima e divulgar a história de cada local.

É uma obra que se destina a todas as idades: os mais velhos recordam e os mais novos ficam a conhecer.

Inês Santos acrescenta que "na nossa paróquia entrámos em contacto com as pessoas mais velhas que sabem como surgiram as tradições, as lendas, por exemplo. E também é um testemunho para as novas gerações, porque assim ficam a conhecer as suas raízes e como essas tradições não podem cair no esquecimento".

Com mais de 200 páginas, o livro será lançado pelas duas autoras, Rosa Neto e Inês Santos, este sábado em Minde, pelas 16h00, na Casa da Memória.

Será novamente divulgado no próximo dia 7 de agosto, pelas 21h00, durante a Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, no Covão do Coelho.

O livro já está à venda e custa 15 euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+