Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Padre de Lisboa afastado de funções por mensagens "inapropriadas"

07 jul, 2022 - 12:54 • Ângela Roque

Mensagens com “linguagem inapropriada” levaram Patriarcado de Lisboa a encaminhar caso para a Comissão de Proteção de Menores, e a “afastar preventivamente” o sacerdote.

A+ / A-

O Patriarcado de Lisboa anunciou esta quinta-feira ter tomado conhecimento de uma "troca de mensagens contendo linguagem inapropriada”, envolvendo um padre da diocese, entretanto já afastado de funções.

De acordo com o comunicado enviado à Renascença, o caso foi encaminhado para “averiguação” à Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis, “no cumprimento das indicações canónicas em vigor”.

A denúncia recebida vai agora ser analisada, mas o Patriarcado confirma que “decidiu afastar preventivamente este sacerdote das funções pastorais”.

O comunicado não esclarece se as características do caso exigem que seja também comunicado às autoridades civis.

Ao que a Renascença apurou junto de várias fontes, o sacerdote em causa é Duarte Empis de Andrade e Sousa, pároco do Alto do Lumiar (Nossa Senhora do Carmo), em Lisboa.

Com 37 anos de idade, foi ordenado padre em 2012, e tem estado ligado ao colégio de S. Tomás, em Lisboa, que também já o suspendeu de funções.

As mensagens consideradas “inapropriadas” terão sido trocadas com jovens estudantes do ensino secundário, de 17 e 18 anos, que acompanhava. Pela idade dos envolvidos, não estará em causa o crime de abuso de menores.

[atualizado às 16h25]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    07 jul, 2022 Funchal 20:08
    Uma tristeza e depois queixam-se das igrejas vazias.

Destaques V+