Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Clemente. Crise global requer outra atuação solidária

03 jul, 2022 - 18:32 • Ana Catarina André

O Cardeal Patriarca de Lisboa presidiu à ordenação de seis padres diocesanos e quatro religiosos. Lembrou a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e garantiu aos novos sacerdotes que é o "envio divino" que "permitirá chegar a cada pessoa e a cada circunstância"

A+ / A-
Padres ordenados em Lisboa. D, Manuel Clemente. Foto: Agência ECCLESIA/MC
Padres ordenados em Lisboa. D, Manuel Clemente. Foto: Agência ECCLESIA/MC

O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidiu esta tarde, em Lisboa, à ordenação de 10 novos padres e afirmou que "tanto a crise ecológica, como a globalização viral” “requerem outra atuação solidária".

Na homilia da celebração, D. Manuel Clemente disse que “a enfermidade humana, ou seja, a natureza pouco firme e tão precária de cada um de nós, tem outros contornos de espírito, que requerem socorros além dos habituais sanitários”. E explicou que “por isso, os milagres de Jesus foram sempre integrais, como a ecologia agora requer, chegando ao lugar mais íntimo, em que a vida de cada um se resolve e salva”.

Envio divino

Aos novos padres, D. Manuel Clemente falou de um “conjunto de indicações” para a vida que agora iniciam. “O que acontece convosco não é iniciativa vossa, mas um envio divino”, afirmou o Cardeal Patriarca, numa tarde em que o Mosteiro dos Jerónimos voltou a encher-se para acompanhar as ordenações presbiterais, no caso de seis padres diocesanos e quatro religiosos.

“No vosso caso, ides em função de Cristo que vos envia para que a vossa vida se transforme em sinal da sua própria chegada”, disse aos ordinandos. “No dia a dia da vossa vida sacerdotal é este envio que vos determinará, para que a presença salvadora de Cristo possa chegar também a cada pessoa e a cada circunstância. Será também essa a vossa paz”, garantiu, acrescentando que o melhor que poderá acontecer a cada um, ao longo do ministério, "é as pessoas reconhecerem que quando chegardes, chegou a paz".

Na homília, o Cardeal sublinhou, ainda, a alegria inerente ao anúncio do Evangelho e garantiu que a Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá no próximo ano, em Lisboa, será um marco no seu ministério.

“Este alegre anúncio terá ocasião por excelência na Jornada Mundial da Juventude, que daqui a um ano ofereceremos a uma multidão de gente nova, provinda de todos os continentes. Será para vós, ordinandos de hoje, um marco inicial do vosso Ministério, caracterizando-o especialmente como serviço de verdadeira alegria, que só em Cristo se consegue e com Cristo se partilha”, acrescentou.

No final da homília, D. Manuel Clemente evocou o tema da Jornada Mundial de Juventude de Lisboa, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. “Assim a levou a Virgem Mãe, partindo apressadamente ao encontro de Isabel. Assim ireis vós ao encontro de tantos que vos esperam.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+