Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa ajuda a pagar lar que vai acolher idosos em S. Tomé e Príncipe

30 jun, 2022 - 14:00 • Ana Lisboa

Iniciado há quatro anos, projeto Casa Betânia é uma iniciativa do Banco de Leite. Ajuda inesperada permite que Casa possa abrir as portas no início de 2023.

A+ / A-

O Papa Francisco, através da Esmolaria Apostólica, ofereceu recentemente um donativo de 30 mil euros que permitiu pagar a "última tranche do edifício da nova Casa Betânia", na Ilha do Príncipe, anunciou o Frei Fernando Ventura que tem dado a cara por esta causa.

Esta ajuda inesperada vai permitir pagar os 26 mil euros que faltavam, sobrando ainda quatro mil euros, que vão servir "para começar a comprar os equipamentos que vamos precisar de montar: a enfermaria, os sete quartos, o refeitório, a cozinha, sala de convívio, lavandaria, a capela, o gabinete médico de enfermagem", explica o Franciscano Capuchinho.

A estes quatro mil euros "podem somar-se mais 2.500 euros que nos foram oferecidos para os móveis da casa".

O Frei Fernando Ventura acredita que, no final do mês de agosto, a casa estará "pronta em termos de edifício". E admite que "gostaria muito de poder inaugurar tudo isto já no início do próximo ano".

A nova Casa Betânia, com capacidade para 14 pessoas, vai "acolher os idosos da Ilha do Príncipe que necessitarem. Também casos sociais que existam e de que nós tenhamos conhecimento".

O projeto começou há 4 anos. A primeira pedra para a sua construção foi lançada a 13 de março de 2020. Quatro dias depois, por causa da pandemia, tudo ficou parado e assim permaneceu durante alguns meses.

Agora, está prestes a concretizar-se, graças a esta ajuda do Papa Francisco.

Banco de Leite debate-se com falta de donativos

O Banco de Leite tem uma história de 12 anos. Em Portugal é representado pela Associação Amparo da Criança.

Atualmente, a instituição está com dificuldades. É que "desde o início da guerra na Ucrânia, praticamente os donativos para o Banco de Leite desapareceram quase todos. Alguns mantém-se, felizmente", denuncia o Frei Fernando Ventura.

O religioso salienta que "nós colocamos em S. Tomé, 1.500 quilos de leite em pó todos os meses. Só para o leite são 4.800 euros, mas depois há que contar com os transportes e tudo isso são encargos a que vamos tentar responder".

O Frei Ventura admite que "neste momento temos dinheiro para 3, 4 meses" de fornecimento de leite.

Por isso, fica o apelo para a ajuda e solidariedade de todos os que quiserem contribuir para esta causa.

Todas as informações estão disponíveis no site www.bancodeleite.pt
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+