Tempo
|
A+ / A-

Vaticano lança “O Observador da rua” para dar voz aos que não têm voz

28 jun, 2022 - 11:34 • Aura Miguel

O "L’Osservatore di strada" será distribuído junto à Praça de São Pedro, no primeiro domingo de cada mês.

A+ / A-

O diário oficial do Vaticano L’Osservatore romano (O observador romano), criado em 1861, vai lançar esta quarta-feira, 29 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo, uma nova versão mensal intitulada "L’Osservatore di strada".

O projeto pretende “dar voz aos que habitualmente não são ouvidos, aos pobres, às pessoas feridas pela vida e aos excluídos”, explica um comunicado do Dicastério para a Comunicação. O objetivo é “reconhecer e restituir aos descartados o direito à palavra” e pôr em evidência o seu “património de experiências, saberes e valores”.

Apresentado hoje em conferência de imprensa, o "L’Osservatore di strada" é um jornal que pretende “dar voz aos que não têm voz, alimentar a cultura do encontro, favorecer a amizade social e contribuir para organizar a esperança”.

A equipa de jornalistas e profissionais que trabalham no Dicastério para a Comunicação da Santa Sé explica que este jornal “não é só dos pobres e para os pobres, mas é sobretudo com os pobres” porque prevê a sua colaboração com textos, desenhos e as opiniões dos mais desfavorecidos. No fundo, trata-se de “ver, ouvir e depois contar em estilo narrativo, sem ser piedoso, nem especular com a dor dos outros” e numa atitude “respeitosa das pessoas”.

Neste projeto colaboram também, a título gratuito, especialistas do mundo da cultura e do espetáculo.

O "L’Osservatore di strada" será distribuído junto à Praça de São Pedro, no primeiro domingo de cada mês. O produto da venda será distribuído pelos mais necessitados que colaboram neste projeto que também terá uma versão online.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+