Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Direção Regional do Norte avança com reabilitação do Mosteiro de Tibães

28 jun, 2022 - 10:17 • Olímpia Mairos

Obra deverá estar concluída em seis meses e pretende também proteger o espólio artístico existente no interior do mosteiro.

A+ / A-

As obras de reabilitação das coberturas e tratamento das fachadas da capela-mor da Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, orçadas em 249 mil euros, já começaram e devem estar concluídas em 180 dias.

Em comunicado, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) explica que “a obra na cobertura da Igreja prevê uma forte melhoria no seu desempenho técnico, aumentando significativamente a sua capacidade para uma mais eficaz condução e escoamento das águas pluviais”.

“Esta situação vai permitir assegurar a preservação do espólio existente no interior da igreja, garantindo-lhe as condições ambientais mais adequadas", acrescenta.

Além da intervenção física na estrutura construtiva da Igreja, um dos objetivos da obra é precisamente a proteção do espólio artístico existente no seu interior, já intervencionado e atualmente em risco de perda, por condições ambientais inadequadas à sua preservação.

“Esta ação pretende a recuperação das coberturas da igreja com revestimento cerâmico e compreende a revisão de toda a armação dos telhados existente em madeira, a sua limpeza geral e proteção, substituição de peças em mau estado de conservação, revestimento de toda a área coberta com forro ventilado de madeira de pinho tratado e substituição de toda a telha existente por telhas novas de canudo, que assentarão em ripado e contra-ripado, sobre membrana impermeável e respirável”, destaca a DRCN.O Mosteiro de Tibães está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944 e aguarda a reclassificação como Monumento Nacional.

Desde 1986, data da respetiva aquisição pelo Estado Português, que o imóvel foi sendo recuperado e reabilitado, dado o profundo estado de degradação em que se encontrava.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+