Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano aplaude decisão dos EUA sobre aborto que "desafia o mundo"

24 jun, 2022 - 19:50 • Ricardo Vieira, com Reuters

Decisão do Supremo Tribunal norte-americano é “um forte convite à reflexão” sobre o aborto, numa altura em que “a sociedade ocidental está a perder a paixão pela vida”, defende a Pontifícia Academia para a Vida.

A+ / A-

O Vaticano congratula-se com a decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, que eliminou o direito constitucional ao aborto.

A Pontifícia Academia para a Vida diz, em comunicado, que a medida, aprovada esta sexta-feira, desafia o mundo a refletir sobre as questões da vida.

A defesa da vida humana não pode estar confinada aos direitos individuais, porque é uma matéria de “amplo significado social”.

“O facto de um grande país, com uma longa tradição democrática, mudar de posição nesta questão também desafia o mundo inteiro”, defende a Pontifícia Academia para a Vida.

O arcebispo D. Vincenzo Paglia, responsável por esta instituição do Vaticano, defende que a decisão do Supremo Tribunal é “um forte convite à reflexão” sobre o aborto, numa altura em que “a sociedade ocidental está a perder a paixão pela vida”.

“Ao escolher a vida, a nossa responsabilidade pelo futuro da humanidade está em jogo”, sublinha D. Vincenzo Paglia.

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos eliminou a garantia constitucional do direito ao aborto. A decisão foi anunciada esta sexta-feira.

A decisão passou com o voto a favor de seis juízes e com a oposição de três elementos do Supremo.

Em causa está legislação Roe vs. Wade, que vigorava desde 1973. Chega assim ao fim a garantia constitucional do aborto em vigor há cinco décadas no país.

A decisão dos juízes do Supremo Tribunal norte-americano surge na sequência de uma disputa sobre a legislação aprovado no estado do Mississippi, que proíbe o aborto depois das 15 semanas.

Cerca de metade dos estados dos EUA já indicaram que vão avançar com a proibição do aborto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+