Tempo
|
A+ / A-

João Paulo I vai ser beatificado a 4 de setembro

23 jun, 2022 - 11:59 • Ângela Roque

A data foi confirmada pelo Vaticano, que divulgou a agenda do Papa Francisco para o verão.

A+ / A-

O Papa João Paulo I vai ser beatificado no próximo dia 4 de setembro, na Praça de São Pedro, em Roma. A data foi revelada esta quinta-feira pela sala de imprensa da Santa Sé.

Em dezembro último o Papa Francisco já tinha indicado ao presidente da Câmara de Belluno – terra natal de João Paulo I – que o processo estava bem encaminhado, e que a beatificação teria lugar em 2022, mas não havia ainda uma data certa.

Albino Luciani – João Paulo I – foi Papa durante muito pouco tempo: eleito em agosto de 1978, morreu em outubro do mesmo ano. 43 anos depois, em outubro de 2021, foi-lhe reconhecido um milagre, que envolveu a cura inexplicável de uma menina de 11 anos com uma doença terminal, o que abriu caminho à sua beatificação.

Visita ao Canadá

A data da beatificação consta do calendário do Papa para o verão, divulgado esta quinta-feira de manhã pelo Vaticano.

O calendário indica que Francisco irá interromper as celebrações públicas a partir de 4 de julho. No dia 3, celebrará missa para a comunidade congolesa de Roma, mas o compromisso seguinte será só a 27 de agosto, data em que se realiza o Consistório para a criação de novos cardeais.

Para 28 de agosto está prevista uma visita pastoral à localidade italiana de L’Aquila, e a 30 de agosto a eucaristia com os novos cardeais e todo o Colégio Cardinalício, seguindo-se, a 4 de setembro, a cerimónia de beatificação de João Paulo I.

Este calendário não faz qualquer referência à visita ao Canadá, marcada para o final do próximo mês, mas já durante a tarde a sala de imprensa da Santa Sé divulgou o programa oficial e o Logo oficial da viagem apostólica, prevista para decorrer de 24 a 30 de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+