Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Polónia oferece imagem de Nossa Senhora de Fátima ao seminário de Vorzel

20 jun, 2022 - 12:32 • Olímpia Mairos

O seminário foi saqueado e danificado durante os ataques russos. De entre os objetos destruídos destaca-se uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que vai ser restaurada e “permanecerá para sempre como um sinal visível e testemunho da luta pela verdade, pela liberdade e pela pátria”, diz o reitor.

A+ / A-

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, doou uma estátua de Nossa Senhora de Fátima ao Seminário Maior da Diocese de Kiev-Żytomierz, em Vorzel.

Segundo o Catholic Media Center (KMC) da Conferência dos Bispos Católicos Latinos da Ucrânia, a imagem oferecida encontrava-se no palácio presidencial em Varsóvia.

Recorde-se que o seminário de Vorzel, a cerca de 30 quilómetros a leste de Kiev, na Ucrânia, foi saqueado e danificado durante os ataques russos.

Segundo o testemunho do padre Lucas Perozzi, sacerdote em Kiev, entre os objetos destruídos destaca-se “uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e um cálice que São João Paulo II utilizou e ofereceu à Igreja ucraniana”, depois da visita que efetuou ao país, em 2001.

A imagem doada pela Polónia foi levada para Kiev pelo próprio Presidente polaco, aquando da visita à cidade, e chegou ao seminário no dia 16 de junho pelas mãos do embaixador Bartosz Cichocki.

Na carta que chegou com a imagem, o Presidente polaco expressou a sua esperança de que “a estátua seja um símbolo da vitória do bem sobre o mal e uma fonte de esperança para uma paz rápida para a Ucrânia, a Europa e o mundo”.

O reitor do seminário, o padre Ruslan Michalkiw, agradeceu o dom recebido e anunciou que a estátua destruída pelos russos será restaurada e “permanecerá para sempre como um sinal visível e testemunho da luta pela verdade, pela liberdade e pela pátria”.

“O dom da Polónia é o sinal de que a verdadeira fé não destrói, mas edifica”, disse o sacerdote.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+